Governo do Estado do Espírito Santo
09/04/2025 08h56

Operação da Polícia Civil e da EDP flagram furto de energia em Cachoeiro de Itapemirim

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento de Investigações Criminais (Deic), localizado em Vitória, em conjunto com a 7ª Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica e técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realizou, na última quarta-feira (02), uma operação de combate ao furto de energia elétrica em Cachoeiro de Itapemirim.

Durante a ação, as equipes policiais foram até o município para apurar uma denúncia de furto de energia em um estabelecimento comercial. No local, os policiais fizeram contato com o filho do antigo proprietário do imóvel. A perícia identificou uma irregularidade no sistema elétrico, que impedia o registro do consumo e o faturamento da energia utilizada. Além disso, foi encontrada uma caixa de disjuntores na parede interna do imóvel, em que estava instalado o medidor. Um dos disjuntores era utilizado para ativar e desativar a fraude, manipulando o neutro de saída conforme a conveniência do responsável pelo local.

Diante da constatação, a ligação irregular foi desfeita e a instalação regularizada. Além do processo criminal, o proprietário do imóvel será responsabilizado administrativamente.

De acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), ele deverá arcar com a cobrança de toda a energia não faturada durante o período da irregularidade, além dos custos administrativos.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard