Após duas semanas de investigação, a equipe da Delegacia de Polícia de São Gabriel da Palha, em ação conjunta com militares do 2º Batalhão da Polícia Militar, realizou uma operação contra o tráfico de drogas no bairro Gustavo Boone, em São Gabriel da Palha. Durante a ação realizada no último sábado (19), sete pessoas foram conduzidas à delegacia e foram apreendidos entorpecentes, dinheiro em espécie e uma balança de precisão.
As investigações começaram quando a Polícia Civil recebeu informações de que uma associação criminosa estava atuando no bairro. A partir disso, a equipe realizou as diligências, onde localizaram a residência no qual estava acontecendo o preparo e o comércio de entorpecentes.
“Após identificarmos a casa, pedimos um mandado de busca e apreensão que foi deferido pelo Poder Judiciário. Em posse do mandado, conseguimos deflagrar a operação e realizar as prisões”, disse o titular da Delegacia de Polícia de São Gabriel da Palha, delegado Rafael Caliman.
No dia da operação, as equipes realizaram diligências e tiveram a informação de que diversos indivíduos estariam preparando e distribuindo os entorpecentes para o comércio e que no local poderiam ser encontradas ainda armas de fogo. Ao chegarem à residência, houve grande correria, mas os policiais civis e militares, conseguiram deter os suspeitos e apreender um tablete e 70 buchas de maconha, 125 pedras de crack e mais de R$4mil em espécie. Durante a ação, um homem de 29 anos tentou agredir os militares para fugir da detenção, mas foi contido.
Foram encaminhados à Delegacia Regional de Nova Venécia dois adolescentes de 15 e 16 anos, quatro homens de 19, 24, 29, 32 anos e uma mulher de 20 anos. Os suspeitos de 24 e 32 anos foram ouvidos e liberados, após a autoridade policial entender que não haviam elementos suficientes para lavrar auto de prisão em flagrante.
O jovem de 19 anos assinou um termo circunstanciado (TC) por posse de drogas para uso próprio, e foi liberado após assumir o compromisso de comparecer em juízo. Já os adolescentes de 15 e 16 anos, assinaram um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (Boc) por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico, e foi reintegrado à família, após o familiar assumir o compromisso de comparecer ao Ministério Público, quando solicitado.
O homem de 29 anos foi autuado em flagrante por desobedecer ordem legal e lesão corporal e a mulher de 20 anos foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. Os dois foram encaminhados ao Sistema Prisional.
Texto: Matheus Zardini
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa
Matheus Zardini / Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27) 99231-5157
comunicapces@gmail.com