21/06/2024 12h06

Operação de fiscalização apreende mais de uma tonelada de alimentos impróprios para consumo em Baixo Guandu

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Força Tarefa, em ação integrada com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Vigilância Sanitária Estadual e a Vigilância Sanitária Municipal de Baixo Guandu, deflagrou, nessa quinta-feira (20), uma operação de fiscalização em um estabelecimento comercial no município, resultando na apreensão de mais de uma tonelada de alimentos de origem animal imprópria para consumo.

A ação teve como objetivo reprimir o comércio de carne proveniente de furtos no interior do Estado do Espírito Santo. Foram realizadas diligências em um estabelecimento destinado ao comércio varejista de carnes, localizado no bairro São José, no município de Baixo Guandu. Durante a fiscalização, foram verificados o armazenamento e a venda de 144 quilos de carnes bovinas, 5 litros de leite in natura em embalagens PET e 44,5 quilos de linguiça, sem registro no órgão competente, contrariando normas da Lei Estadual.

Além disso, foram encontrados produtos expostos, como mortadela, salsicha, linguiça calabresa e carnes, todos com prazo de validade vencido. Quanto às documentações sanitárias dos produtos cárneos, o proprietário alegou que comprava as carcaças de produtores da região, fato comprovado pelos fiscais ao observarem a câmara frigorífica, que tinha miúdos bovinos íntegros, sem os cortes característicos realizados em frigoríficos pela inspeção sanitária.

O estabelecimento comercial foi autuado administrativamente pela Vigilância Sanitária e todo o material apreendido foi destinado ao descarte. O proprietário foi autuado administrativamente pela Vigilância Sanitária e, pelo fato de os produtos comercializados estarem em condições impróprias para consumo e com potencial risco à saúde humana, ele foi conduzido à autoridade policial para os procedimentos de praxe, permanecendo à disposição da Justiça.

Texto: Adriana Nascimento Amaral - Policial Civil - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto