22/05/2020 16h33

Operação Pacificação prende nove suspeitos em Linhares e Sooretama

Na manhã desta sexta-feira (22), policiais militares e civis realizaram uma operação para cumprir 21 mandados de busca e apreensão, prisão e condução de suspeitos pela prática de homicídio, porte ilegal de arma e tráfico de drogas nos municípios de Linhares e Sooretama. A ação foi coordenada pela Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

“O melhor resultado para a Secretaria de Segurança Pública é a presença das polícias nas comunidades, atendendo às denúncias que são feitas. Nós estamos aqui para aproximar cada vez mais as polícias das comunidades”, disse o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ramalho.

Ao todo, 30 pessoas foram abordadas, além de dois veículos. Também foi apreendida uma arma de fogo e seis munições. Quatro homens com mandados de prisão em aberto foram presos pela PMES.

Para o comandante do 12º Batalhão, tenente coronel Geovânio, essa operação integrada com a Polícia Civil foi fundamental pelo objetivo operacional imediato de retirar criminosos do convívio com a sociedade e entregá-los à Justiça e também por conta da confiança que o cidadão deposita nas polícias e, consequentemente, no sistema se segurança.

“A colaboração que nos é depositada por meio das denúncias via 181 é valorosa, pois estas informações nos ajudam a atuar de forma mais pontual e continuar o trabalho de redução das taxas de crime. Além disso, a presença de autoridades coordenando em nível estadual os trabalhos e disponibilizando recursos, aeronave e cães, é de fundamental importância para que tenhamos sucesso no trabalho de oferecer segurança com qualidade para a população”, afirmou o comandante.

Participaram da operação o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTaer), a Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc), militares do Comando de Policiamento Ostensivo do Norte (CPON), policiais do 5º e 13º Batalhão, totalizando assim 94 militares. A operação contou, ainda, 32 com policiais civis da Delegacia Regional de Linhares, e Delegacias de Polícia de Sooretama, Rio Bananal, Aracruz, São Mateus, Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN) e Superintendência de Polícia Especializada (SPE).

“Essa ação demonstra a união das forças policiais no combate à criminalidade e demonstra a confiança da população no nosso trabalho. No norte, temos notado o aumento das denúncias que chegam pelo Disque-Denúncia 181 e que são fundamentais para nosso trabalho”, relatou o titular da Delegacia Regional de Linhares e da Delegacia de Polícia de Sooretama, delegado Fabrício Lucindo

O superintendente de Polícia Regional Norte, delegado Ícaro Ruginski, afirmou que outras ações semelhantes já estão em fase de planejamento. "Já estamos trabalhando com levantamento de informações para a próxima fase da Operação Pacificação, e a contribuição da sociedade é fundamental. Todas as denúncias que chegam pelo 181 são apuradas, portanto, pedimos que a população continue nos auxiliando", orientou.

Prisões

Em Sooretama, as equipes cumpriram dois mandados de prisão, sendo um indivíduo preso por tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico e outro por lesão corporal na forma da lei Maria de Penha.

Em Linhares, foram 07 prisões, sendo três em flagrante, por posse ilegal de arma de fogo, com a apreensão de dois revólveres e munição. Um suspeito foi preso por mandado de prisão por crime de estupro; um casal foi preso em cumprimento a mandados de prisão pela prática de crime de cárcere privado e maus tratos contra uma criança de apenas sete anos de idade; e  um homem foi preso em cumprimento a mandado de prisão pelo crime de tráfico de entorpecentes.

Texto: Camila Ferreira e Priscila Barcelos

Agente de Polícia Fernanda Pontes