24/07/2020 17h58

Operação ‘Respeito’: mais um condenado por estupro de vulnerável é preso em Linhares

Em continuidade à Operação “Respeito”, a equipe da 16ª Delegacia Regional (DR) de Linhares prendeu um homem de 64 anos condenado pelo crime de estupro de vulnerável cometido em 2014. O mandado de prisão foi cumprido na região de Rio Quartel, em Linhares, na tarde dessa quinta-feira (23).

“Na época, o detido foi flagrado tocando nas partes intimas de uma menina de apenas dois anos de idade. Após o crime, ele passou um tempo foragido, mas retornou para a região. De forma imediata, mediante denúncias anônimas, a equipe conseguiu localizá-lo e prendê-lo”, explicou o titular da 16ªDR, delegado Fabrício Lucindo.

Ainda segundo o responsável pela ação, o suspeito foi conduzido para a Delegacia, onde prestou depoimento.  Em seguida, foi encaminhado para o presídio de Xuri, em Vila Velha, pelo crime de estupro de vulnerável.

“Com a prisão de hoje, retiramos das ruas quatro pessoas investigadas por prática de crimes de estupros em uma semana no município de Linhares”, acrescentou Fabrício Lucindo.

Operação Respeito

A Operação “Respeito” é mais uma das ações da Polícia Civíl (PCES) que objetiva a prisão e a retirada do meio social de elementos com mandado de prisão em aberto pela prática de crime de estupros em Linhares.

No último dia 17, outros três suspeitos de abuso sexual foram detidos pelas equipes da 16ª Delegacia Regional (DR) de Linhares e das Delegacias de Polícia (DPs) de Sooretama e Rio Bananal na primeira fase da operação. Os mandados de prisão foram cumpridos no município de Linhares.

Segundo o titular da 16ª DR, delegado Fabrício Lucindo, o mandado de prisão preventiva contra o suspeito de 46 anos foi cumprido dentro de sua residência, localizada no bairro Nova Esperança. “Ao localizarmos o local onde ele estava residindo, a casa foi cercada pelos policiais civis e o detido se entregou”, informou.

Durante a ação, outra equipe de policiais civis se dirigiu ao Bairro Canivete, onde localizou e prendeu um homem de 47 anos, que possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável. "Ele foi surpreendido, cercado e abordado na rua, sem oferecer resistência”, relatou Fabrício Lucindo.

A terceira equipe foi até a comunidade de Córrego do Ouro, na zona rural do município, onde os policiais localizaram a residência e efetuaram a prisão de um homem 72 anos, que tinha mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro. “Continuaremos juntando esforços, diariamente, pelo fim da cultura dos estupros”, garantiu o delegado.

Os três detidos foram conduzidos para a 16ª DR para serem ouvidos. Em seguida, foram encaminhados para o presídio de Xuri, em Vila Velha, onde permanecem à disposição da Justiça.

Texto: Fernanda Pontes

Comunicação Interna - (27) 3137-9024