Governo do Estado do Espírito Santo
24/05/2022 17h35 - Atualizado em 17/10/2023 17h34

Operação Sceleratus: 60 pessoas são presas e nove armas são apreendidas na Grande Vitória

O Departamento de Investigações Criminais (Deic) deflagrou a 4º fase da Operação Sceleratus e prendeu 60 pessoas de envolvimento em crimes à mão armada e apreendeu nove armas de fogo. A operação teve início em janeiro e foi finalizada em abril deste ano. Foram cumpridos mandados de prisões em toda a Grande Vitória.

 

A Operação Sceleratus teve o objetivo de prevenir crimes contra o patrimônio, sejam eles roubos a transporte coletivo, comércio, bancos ou pessoas. Os detalhes das prisões e das apreensões foram apresentados em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta terça-feira (24), no auditório da Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.


O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, afirmou que as prisões são qualificadas e que foram realizadas pelo trabalho investigativo da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic). “A operação foi de extrema importância, pois retira perpetradores que cometem crimes à mão armada, que roubam cargas, residenciais, coletivos e pessoas. São criminosos de altíssima periculosidade que retiramos das ruas e também as apreensões dessas armas que eles utilizam nos crimes. Vamos continuar trabalhando para que possamos ter mais tranquilidade de andar nas ruas”, disse o delegado.



O titular da Deic, delegado Gabriel Monteiro, explicou que o resultado dessa operação teve o apoio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), da Delegacia Especializada de Falsificações e Defraudações (Defa) e da Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (DSP).


“É um resultado muito importante para a população. São 60 criminosos presos, seja por mandados de prisões ou auto de prisão em flagrante delito e nove armas apreendidas, entre elas, uma submetralhadora de fabricação caseira e armas importadas de origem Turca. É um trabalho que a Polícia Civil vem demonstrando para a sociedade que está trabalhando incansavelmente para tirar esses criminosos de circulação”, explicou.



Segundo o responsável pela investigação, entre os 60 criminosos, estão os indivíduos que tiveram envolvimento no assassinato de um policial militar. Todos os envolvidos foram presos. A Defa conseguiu recuperar computadores, avaliados no valor de R$ 400 mil que foram furtados por um estelionatário e em continuidades nas diligências, a equipe policial teve informações que um dos alvos estava em Minas Gerais (MG). O suspeito foi preso e recambiado para o Espírito Santo.

 

Resultados

 

Durante as diligências da Operação Sceleratus, foram apreendidas no total 34 armas e 87 pessoas já foram presas.



O delegado informa que a população pode contribuir com informações de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181, que também tem um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas: disquedenuncia181.es.gov.br 

 

Texto:  Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Matheus Zardini / Olga Samara  

(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111

comunicapces@gmail.com

 

Tópicos:
Deic, Sceleratus
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard