Governo do Estado do Espírito Santo
22/06/2023 14h12 - Atualizado em 22/06/2023 14h21

Operação Violeta: duas Instituições de Longa Permanência de Idosos são interditadas na Serra

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa (DEPPI), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), a Operação Violeta, com foco na apuração de dez denúncias em Instituições de Longa Permanência de Idoso (ILPI), nas suspeitas de maus-tratos, negligência, abuso financeiro e lesão corporal. A operação visou combater a violência contra a pessoa idosa e ocorreu nos municípios da Serra, Cariacica e Vila Velha.

Participam da ação as Vigilâncias Sanitárias Municipais e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI), da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).

A titular da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa (DEPPI), delegada Milena Gireli, explicou que uma das atribuições da unidade é contribuir para a fiscalização de instituições governamentais e não governamentais de saúde e instituições de longa permanência.

Durante a ação, foram apuradas as dez denúncias recebidas na Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa), de maus-tratos, negligência, abuso financeiro e lesão corporal em Instituições de Longa Permanência, sendo quatro na Serra, duas em Cariacica e quatro em Vila Velha.

“Nenhum desses crimes foi verificado nessas instituições. As pessoas estão bem, mas verificamos que duas instituições, na Serra, estavam irregulares e foram interditadas pela Vigilância Sanitária por falta de documentação, até que a documentação seja regularizada. Os idosos serão encaminhados para uma instituição adequada. Em outras duas instituições, em Cariacica, foram localizados medicamentos vencidos e a Vigilância Sanitária tomou as medidas cabíveis”, contou a delegada Milena Gireli.

Ela informou ainda que essas operações, além da fiscalização, são importantes para mostrar para a população que a Polícia Civil e outras instituições estão atentas às pessoas idosas e às denúncias feitas.

“Procuramos, cada vez mais, o melhor para a pessoa idosa. Destacamos que as pessoas devem denunciar qualquer violência cometida contra a pessoa idosa e não serem omissas. Procurem a PCES ou as instituições responsáveis e, se quiser fazer a denúncia de forma anônima, podem optar pelo Disque-Denúncia 181”, ressaltou Milena Gireli.

A titular da DEPPI também agradeceu o apoio para que pudesse mostrar o trabalho da unidade e se colocou à disposição “Ao trabalharmos juntos, é possível tentar um mundo melhor para os nossos idosos”, disse.


Operação Violeta: O nome faz referência ao mês “Junho Violeta”, que é dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa.

Texto: Olga Samara Gomes


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Marcelo Rosa
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard