06/06/2024 17h53

'Operação Zero Grau' de combate ao furto e roubo de motocicletas apreende 14 motos com restrição

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Furto e Roubo de Veículos (DFRV) e com apoio da Guarda Municipal da Serra, deflagrou, no último dia 28 de maio, a “Operação Zero Grau”, que teve como objetivo combater os crimes de furto e roubo de motocicletas nos municípios da Serra, de Cariacica e de Vitória. Foram recuperadas 14 motos com restrição. Um adolescente de 17 anos foi apreendido pelo ato infracional análogo à receptação.

O resultado da operação foi apresentado em coletiva de imprensa, que ocorreu na tarde desta quinta-feira (06), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

“O nome ‘Operação Zero Grau’ é relacionado a um movimento de motociclistas que realizam o chamado ‘grau’ nas ruas, utilizando motos provenientes de roubo ou furto. Até o mês de abril desse ano, houve 7% de redução em furtos em relação ao ano passado, além da positiva taxa de 61% em recuperação de veículos”, relatou o delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda.

No mês de março, foi realizado um levantamento pela equipe policial onde evidenciou os primeiros furtos cometidos na Serra. Durante as investigações, foi identificado os autores dos furtos e também que o mesmo grupo estaria agindo em Vitória, principalmente nos bairros de Jardim da Penha e Jardim Camburi. “O crime de furto e roubo é difícil de ser monitorado, pois após o crime, os autores já enviam as motocicletas para serem adulteradas”, explicou o titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), delegado Luiz Gustavo Ximenes.

Durante a diligência, 13 motos foram recuperadas em um imóvel no bairro Planalto Serrano, na Serra. O imóvel era utilizado como um depósito para armazenar as motocicletas roubadas/furtadas. “Onze motocicletas já foram identificadas e devolvidas às vítimas, porém duas motos ainda passarão pela perícia, pois estavam com os números do motor e chassi adulterados”, informou o delegado Luiz Gustavo Ximenes.

Ainda durante as investigações, foi averiguado que um adolescente de 17 anos havia comprado uma das motocicletas furtadas. O menor de idade foi localizado e preso em via pública, no bairro Nova Almeida, no momento em que andava com a moto adulterada.

Em depoimento, o adolescente informou que realizou a compra da motocicleta em um site de venda e troca on-line e que não tinha vínculo com os autores dos furtos e roubos. O adolescente apreendido assinou um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (Boc) por ato infracional análogo ao crime de receptação. Após o familiar assumir o compromisso de comparecer ao Ministério Público quando solicitado, o adolescente foi reintegrado à família.

Três envolvidos já foram identificados, sendo dois maiores de idade e um menor. “Uma dica que temos para a população é a vacina antifurto, um método aliado para evitar furtos e roubos a motocicletas. Trata-se de um adesivo verde fluorescente, no qual são gravadas as numerações do morto e do chassi nas carenagens da moto, dificultando o processo de adulteração, o que consequentemente impacta na diminuição de roubos e furtos”, ressaltou o delegado.

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto