Governo do Estado do Espírito Santo
30/05/2018 16h39 - Atualizado em 30/05/2018 17h59

Papo de Responsa” conclui trabalhos em escola do bairro Central Carapina

A equipe do “Papo de Responsa” – projeto social coordenado pela Polícia Civil – encerrou, nesta quarta-feira (30), as atividades deste ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Jones José do Nascimento, localizada no bairro Central Carapina, em Serra.

O encerramento contou com a presença dos familiares dos estudantes. Segundo a integrante da equipe do Papo de Responsa, investigadora Danielle Leonel, participaram todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Ela destaca que o projeto atua em áreas de maior vulnerabilidade social, desenvolvendo ações de educação social em escolas dessas regiões. “O bairro Central Carapina foi um dos escolhidos para que o projeto fosse realizado. Nós atuamos com o intuito de evitar que esses jovens entrem em contato com a criminalidade. Ao longo dos três anos que trabalhamos nessa escola, atendemos mais de 560 alunos. Apenas nesta manhã, nós falamos para cerca de 120 familiares” contou Leonel.

 

Papo de Responsa

Adotado há quatro anos pela Polícia Civil do Estado, o “Papo de Responsa” atua em áreas de maior vulnerabilidade social, realizando um trabalho de educação social nas escolas públicas.

O projeto foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado.

"Papo de Responsa" é um programa de educação não formal que, por meio da palavra e de atividades lúdicas, discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.

O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos.

Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.

 

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