Governo do Estado do Espírito Santo
17/03/2022 15h56 - Atualizado em 17/03/2022 15h55

Papo de Responsa inicia atividades de 2022

A agenda de palestras do Projeto Papo de Responsa para 2022 já está aberta e o primeiro encontro do ano foi realizado nessa quarta-feira (16), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Adevalni S. Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi, Vitória. 60 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) receberam informações sobre uso e tráfico de drogas, porte de armas, bullying e cyberbullying, agressões físicas e violência contra a mulher.

O Papo de Responsa é desenvolvido pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES) com o objetivo de orientar crianças, adolescentes e jovens sobre questões ligadas à vulnerabilidade juvenil, como futuro, escolhas, convivência familiar, drogas e violência. Para isso, policiais civis visitam escolas e centros comunitários, realizando palestras em forma de bate-papo.

Em 2019, o Papo de Responsa atendeu quase 28 mil alunos na Grande Vitória. Em março de 2020, quando o mundo foi assolado pelo novo Coronavírus, as reuniões presenciais foram suspensas e o projeto recomeçou em julho, no formato on-line. Somente em outubro de 2021 foi possível retomar os encontros presenciais, que agora tem continuidade.

O diretor da Acadepol-ES e coordenador do projeto, delegado Robson Alves Damasceno, participou da primeira aula de 2022. “O Papo de Responsa é, antes de tudo, um projeto de inserção social. É plantar uma semente para que adolescentes e jovens vislumbrem outras possibilidades para além da realidade que os cerca. Este primeiro encontro foi com alunos adultos, do EJA, ou seja, pessoas que não tiveram oportunidade de estudar quando estavam em idade escolar e hoje estão na escola. Levar essas orientações para eles é uma oportunidade a mais de conscientização”, afirmou.

O Projeto Papo de Responsa visita escolas públicas e particulares, igrejas, instituições de atenção social, associações de moradores e qualquer outra organização que tenha interesse em oferecer este tipo de orientação. Interessados em agendar uma palestra podem fazer contato diretamente com a coordenação do Projeto, pelos telefones (27) 3222-5986 e (27) 99618-7873.

Os próximos encontros já estão agendados. Ainda neste mês de março, 172 estudantes da E.M.E.F Renascer, de Padre Gabriel, Cariacica, estarão em um encontro na Chefatura de Polícia Civil. Já nos dias 18 de abril, 09 e 13 de maio, mais de 400 alunos do Ensino Médio da E.E.E.M Professor Renato José da Costa Pacheco, em Jardim Camburi, vão participar das palestras.

Projeto em expansão

Para 2022, o objetivo é ampliar a cobertura do Projeto Papo de Responsa, criando células multiplicadoras de conhecimento no interior do Estado. Qualquer policial civil, seja delegado, investigador, agente ou escrivão, pode ser um palestrante e levar o projeto para seu município.

“Nosso projeto já levou palestras para municípios do interior, como Vila Valério, Venda Nova do Imigrante e Aracruz, onde tivemos ótima receptividade. No entanto, é importante que policiais que atuam nos municípios recebam treinamento para tocar o Projeto e dar continuidade ao trabalho”, explicou o gerente do Projeto, o investigador de Polícia Alessandro Nascimento da Victória.

Para isso, a Acadepol promoverá um dia de sensibilização para policiais civis que tenham interesse em compor a equipe do Papo de Responsa. No dia 09 de maio, policiais interessados participarão de uma preparação teórica e prática, com orientações na Acadepol e um encontro com estudantes.

Serão 20 vagas. Interessados podem se inscrever pelos telefones (27) 3222-5986 e (27) 99618-7873, ou ainda, pelo e-mail papoderesponsa@pc.es.gov.br.

 

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa

Matheus Zardini / Camila Ferreira

(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27) 99231-5157
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard