Governo do Estado do Espírito Santo
12/11/2018 19h01 - Atualizado em 22/11/2018 13h41

PC atende crianças e adolescentes para confecção de carteiras de identidade durante mutirão nesse fim de semana

Crianças e adolescentes foram beneficiados com a primeira via da carteira de identidade durante o mutirão para emissão do documento realizado pela Polícia Civil, por meio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC). A ação aconteceu nesse sábado (10), das 8h às 15h, na Grande Loja Maçônica, localizada no bairro Bento Ferreira, em Vitória.

Segundo o superintendente da SPTC, perito oficial criminal Renato Koscky , durante o mutirão foram emitidas 70 carteiras. “O evento mobilizou crianças, adultos e idosos do município. Foi uma grande movimentação de cidadania. Tudo ocorreu com tranquilidade, todas as pessoas conseguiram ser atendidas sem qualquer dificuldade”, afirmou.

O superintendente da SPTC lembrou da importância de ter a carteira de identidade em bom estado e atualizada. “É sugerido às pessoas que pretendem viajar por países do Mercosul que observem a data de expedição das suas identidades. Apesar dos países que compõem o bloco não exigirem visto, eles pedem uma identidade que esteja dentro do prazo de validade, que é de 10 anos, e com foto atualizada. Mas todo mundo precisa ficar atento ao estado de conservação de seus documentos. Identidades desatualizadas, com rasgos ou manchas, podem nãos ser aceitas em muitos estabelecimentos, como bancos ou hospitais”, alerta Koschi.

O superintendente também chama a atenção para os próximos mutirões que devem ocorrer. “Nós estamos planejando outra ação de emissão de carteiras de identidade no bairro Jardim América, em Cariacica. O mutirão está previsto para ocorrer no próximo dia 24, um sábado”, adiantou o superintendente.

Documentos necessários para emissão da carteira de identidade

Os interessados em obter a primeira via da carteira de identidade devem ter em mãos a certidão de nascimento ou casamento, original ou autenticada com cópia; CPF, se o requerente desejar que conste o número desse respectivo documento na carteira de identidade. Nesse caso, o cidadão deverá apresentar o CPF original; uma foto 3x4 com o fundo claro, e comprovante de residência original e com cópia.

A emissão da primeira via é gratuita. No caso da segunda, é preciso realizar o pagamento da taxa DUA. A emissão do comprovante da taxa pode ser feito pelo site da Polícia Civil, no tópico “Carteira de Identidade”.

“No caso das pessoas que tiveram a identidade roubada ou furtada, devem apresentar, além da documentação necessária, o Boletim de Ocorrência informando o furto ou o roubo e não precisarão efetuar o pagamento da taxa", explicou o responsável pela SPTC.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Texto: Fernanda Pontes

 

Atendimento à Imprensa

Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111

Patrick Pereira - (27) 3636-9928/ (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard