Governo do Estado do Espírito Santo
14/08/2017 16h37 - Atualizado em 29/01/2018 15h55

PC participa de ação de prevenção e combate a violência contra mulheres no campo

Uma unidade móvel de atendimento às mulheres está circulando por cidades do interior do Estado levando atividades de combate, prevenção e de conscientização do Fórum Estadual Permanente de Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres do Campo, com o apoio da Polícia Civil. O primeiro município que recebeu a unidade móvel de trabalho foi Mucurici, no dia 03 de agosto, e logo depois a cidade de Pinheiros, no dia 04 de agosto.

 

“Os policiais civis fizeram acompanhamento às mulheres nos eventos para que elas se sintam mais seguras e também estão presentes para registros de ocorrências. É a Polícia indo até a comunidade, se aproximando dessas mulheres e gerando maior confiança, o que faz com que as pessoas tenham maior liberdade para denunciar”, afirmou o Superintendente de Polícia da Região Norte, o delegado Landulpho Lintz.

Durante os eventos, a unidade leva assistência profissional com psicólogos, defensores públicos, assistentes sociais e serviço de saúde com testes rápidos para mulheres que têm dificuldade de acessar esses serviços, além de assessoria do financiamento ‘Nossocrédito’ do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e oficinas de artesanato.

 

O superintendente, delegado Landulpho Lintz, completou a fala dizendo que essa ação no norte do Estado é muito importante, pois, além de levar assistência à população e apoio as mulheres violentadas, demonstra a capacidade da Polícia Civil quanto a sua ação de investigação e elucidação dos crimes.

 

 

Construção e serviços

 

Durante o mês de maio, foram realizadas reuniões regionais com o objetivo de já apresentar as unidades móveis que serão usadas para contribuir no atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar que vivem no campo.

 

As reuniões ainda foram fundamentais para colher sugestões, construir o cronograma de atividades e apontar os locais que devem receber visitas da unidade móvel. O fórum, presidido pela subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres, Helena Pacheco, foi criado pelo decreto de nº 4072-R, publicado no dia 08 de março de 2017, pelo governador Paulo Hartung.

 

De acordo com a subsecretária, o objetivo é garantir e proteger os direitos das mulheres em situação de violência, que têm maior dificuldade de acesso à rede de serviços públicos, com ações que promovam o seu empoderamento e acesso à justiça.

 

“Nosso objetivo é estarmos mais próximos da população, fortalecendo a rede de serviços e mostrando que essas mulheres têm o nosso apoio para enfrentar os desafios”, explicou a subsecretária.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil 
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br 

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Paula Lima (27) 99846-1111

Marina Galvêas (27) 98802-3326
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard