Governo do Estado do Espírito Santo
24/05/2019 18h17

PC participa do desfile cívico-militar em comemoração aos 484 anos de VV

A Polícia Civil foi uma das instituições que marcaram presença durante o desfile cívico-militar que ocorreu nessa quinta-feira (23), em comemoração ao dia da Colonização do Solo Espírito-santense e aos 484 anos do município de Vila Velha.  A solenidade, realizada na Praça Duque de Caxias, contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do prefeito de Vila Velha, Max Filho, do secretário de Estado Segurança Pública do Estado, Roberto Sá, do delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda e demais autoridades.

A participação da Polícia Civil, em seu oitavo ano consecutivo, foi iniciada pela equipe da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). Ao todo, 16 policiais civis apresentaram alguns dos armamentos usados diariamente, além de um dos cães empregados nas atividades rotineiras do grupo. Na ocasião, o público presente pode ver de perto duas caminhonetes blindadas utilizadas pelo grupamento tático da PC, preparadas especificamente, para sua atividade fim, com armações metálicas e apoio de fogo nas carrocerias. O veículo também permite transportar maior número de operadores e possui características que permitem maior segurança, dinamismo e assertividade para as equipes em campo. Em seguida, os policiais desfilaram em outras duas caminhonetes modelo, que são empregadas no transporte de maior número operadores e usadas para transporte de materiais utilizados como alternativa tática e de presos.

A equipe do projeto social da PCES “Papo de Responsa”, veio logo em seguida, a bordo de sua viatura caracterizada utilizada nas ações junto a crianças e adolescentes, em diversas escolas do Estado, abordando temas, como: a prevenção ao uso de drogas, exposição virtual, bullying, protagonismo juvenil, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública.

Por fim, as assistentes sociais e psicólogas que compõem o projeto “Homem que é Homem”, também desfilaram em sua viatura identificada pela marca do projeto cujo objetivo é conscientizar os homens autores de violência doméstica de que existem outras formas mais pacíficas de resolução de conflitos.

Em seguida, estamos vendo a viatura e os policiais que compõem o Projeto “Homem que é Homem”, idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil. Neste projeto, os homens que foram denunciados nas delegacias especializadas de atendimento à mulher por violência doméstica são incentivados a participar de um ciclo de palestras com temas voltados à desconstrução de ideias sexistas e machistas para estimular formas pacíficas de resolução de conflitos.

 

Corrida

Na tarde dessa quarta-feira (22), cinco policiais civis da Core também participaram da corrida que marcou a transposição do fogo simbólico de Vitória para Vila Velha, marcando assim a transferência da capital do Estado durante as festividades.

Aniversário de Vila Velha

A data 23 de maio marca o dia da chegada dos portugueses na Prainha, no ano de 1535, comandados por Vasco Fernandes Coutinho e que resultou na fundação da povoação de Vila Velha. Vasco Fernandes Coutinho foi o primeiro mandatário da Capitania Hereditária do Espírito Santo, responsável por sua colonização e povoação.

Core

Unidade de operações especiais da Polícia Civil. É habilitada para atuar em diversas ocorrências de alto risco, como resgate de refém, entradas táticas, operações com cães e explosivos, além de incursões em áreas de alto risco e demais atividades que envolvam o emprego de técnicas, táticas e material bélico diferenciados daqueles usados pelas unidades convencionais. Atualmente, a unidade conta com 20 integrantes altamente treinados e disponíveis para atuações imediatas.  Dentro da estrutura da Core está a unidade canil, setor empenhado na realização de operações com cães no combate ao tráfico de drogas.

 

Texto: Fernanda Pontes

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Atendimento à Imprensa

Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111

comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard