Governo do Estado do Espírito Santo
25/02/2019 19h14

PC prende donos de comércio não habilitado a receber pagamento de contas de energia

A equipe da Delegacia Especializada em Crimes de Defraudações e Falsificações (Defa) prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (25), C.C.S., de 37 anos, e F.L.M., de 33 anos, proprietários de um estabelecimento comercial que recebia o pagamento de contas de energias sem possuir habilitação para o serviço. O golpe gerou diversos prejuízos às vítimas, como multas, cortes de energia e negativações. A prisão dos suspeitos ocorreu no bairro Terra Vermelha, em Vila Velha.

C.C.S. e F.L.M. foram presos em flagrante quando recebiam o dinheiro de uma idosa que tentava pagar sua conta de energia.  No local foram apreendidos aproximadamente 200 boletos de energia elétrica. “Os detidos não são credenciados à empresa distribuidora de energia, mas ainda assim recebiam irregularmente o pagamento de inúmeras pessoas. Eles chegavam a entregar um comprovante de agendamento do pagamento às vítimas, mas assim que elas deixavam o estabelecimento, os suspeitos cancelavam o procedimento”, afirmou a titular da Defa, delegada Rhaiana Bremenkamp.

De acordo com a delegada, a operação foi deflagrada após uma denúncia realizada no último dia 12 pela empresa distribuidora de energia. “A distribuidora começou a receber inúmeras reclamações de clientes que teriam pago suas contas, mas ainda assim receberam multas ou tiveram o fornecimento de energia cortado ou foram negativados.

Diante disso, a empresa fez uma denúncia e nós começamos a investigar o estabelecimento comercial que estava recebendo os pagamentos desses clientes. A empresa de energia nos apresentou quatro vítimas dos suspeitos, porém o comércio já acumulava inúmeras reclamações em sua página na internet”, contou Bremenkamp.

A delegada também informou que, seis meses atrás, os suspeitos chegaram a ameaçar um comerciante habilitado e que prestava o serviço. “Eles tinham um concorrente com um estabelecimento vizinho ao deles e que estaria alertando algumas pessoas sobre o golpe. Sabendo disso, os suspeitos teriam ido nesse outro comércio e ameaçado a proprietária do local”, explicou Bremenkamp.

C.C.S. e F.L.M. foram presos em flagrante por estelionato e encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV).

Texto: Fernanda Pontes

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa

Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111

Patrick Pereira - (27) 3636-9928/ (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard