22/02/2018 18h11 - Atualizado em 22/02/2018 21h45

PC prende suspeito de homicídio que ameaçou delegado de morte em Central Carapina

A equipe da Delegacia de Crimes contra a Vida (DCCV) de Cariacica prendeu, nesta quinta-feira (22), o suspeito de ameaçar de morte o titular da DCCV, delegado Rodrigo Sandi Mori. L. P. L., de 19 anos, foi detido em Central Carapina, na Serra. Ele é apontado como autor das pichações em muros do bairro com mensagens de ameaça ao delegado.

Durante a coletiva de imprensa – que divulgou a prisão de L. P. L., o chefe de Polícia destacou a importância dessa ação e também a atuação das equipes da DCCV de Serra na região, bem como o trabalho integrado com a Polícia Militar. “A prisão desse rapaz é muito importante para nós, pois um indivíduo que desafia o poder do Estado não deve permanecer solto. Não vamos nos intimidar com ameaças como essas. A Polícia Civil vai continuar atuando em todos os bairros do Estado”, destacou.

Segundo Sandi Mori, a prisão de L. P. L. foi efetuada 20 minutos após as fotos das pichações serem postadas em uma rede social. “Nós fazemos um trabalho de mapeamento ali na região e ele é um indivíduo já conhecido pelos policiais. Devido a esse trabalho, nós já sabíamos onde ele morava e isso facilitou para efetuarmos a prisão dele”, disse.

Durante o depoimento, além de confessar ser o autor das pichações, L. P. L. também disse ter apedrejado as viaturas das Polícias Civil e Militar e admitiu a participação, juntamente com dois comparsas, no homicídio de Victor Costa dos Santos, de 17 anos, ocorrido no último domingo (18).

De acordo com o delegado, L. P. L. agiu juntamente com Deusimar Lucas Cunha Neves, de 18 anos, morto na última segunda-feira (19), após um confronto com policiais civis em Central Carapina, e P. S. O. J..

“O segundo suspeito é o mais procurado da nossa delegacia. Ele possui envolvimento em vários homicídios e no tráfico de drogas na região, onde chefia uma das organizações criminosas mais atuantes no bairro. Em um deles, ele entrou na casa da vítima e a obrigou a ir para o meio da rua e se ajoelhar. Ela foi assassinada na frente dos familiares. Nós vamos permanecer no bairro até conseguirmos efetuar a prisão dele e retomar a tranquilidade para os moradores de bem dessa região”, afirmou o titular da DCCV.

Sandi Mori informou ainda que mais dois participantes envolvidos na pichação já foram identificados.  L. P. L. foi autuado por homicídio, ameaça e dano ao patrimônio público e encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV).

Operação

Na última segunda-feira (19), a equipe da DCCV de Serra foi até o bairro Central Carapina para cumprir os cinco mandados de prisão de P. S. O. J., apontado como o suspeito mais perigoso da região.  Na ocasião, os policiais foram recebidos a tiros, inclusive efetuados por P. S. O. J., que conseguiu fugir, deixando uma arma de fogo no local. Durante o confronto, Deusimar Lucas Cunha Neves, de 18 anos, foi atingido por tiros e faleceu.  “A arma que Deusimar usou para atirar nos policiais é a mesma utilizada no homicídio de Victor Costa dos Santos, ocorrido último domingo, em Central Carapina”, informou Sandi Mori.

Segundo o titular da DCCV de Serra, Deusimar também era integrante da associação criminosa liderada por P. S. O. J.  “Revoltados por conta da morte de Deusimar, os moradores passaram a apedrejar as viaturas da Polícia Civil que estavam no bairro”, disse.

Durante a operação, os policiais apreenderam várias armas e, segundo o delegado, são as mesmas usadas no homicídio cometido no último domingo (18).

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes