Governo do Estado do Espírito Santo
16/11/2017 17h15 - Atualizado em 16/11/2017 18h21

PC realiza evento sobre "violência contra a mulher " na Ufes

Com o objetivo de debater temáticas relativas ao enfrentamento da violência contra a mulher, a Polícia Civil, por meio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Elaboração de Ações para o Enfrentamento à Violência (Niev), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), realizará o “Colóquio: homens e violência contra as mulheres”. O evento acontecerá no dia 1° de dezembro, na Ufes, em Vitória. Aos interessados em participar, as inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 22 de novembro.

 

Durante o evento, o projeto “Homem que é Homem” será apresentado pela equipe de psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil que integram o projeto.  De acordo com o coordenador do Niev, delegado Sérgio Mello, estarão presentes professores e pesquisadores do Distrito Federal, da Santa Catarina e do Rio de Janeiro, além de profissionais locais.  “O evento destina-se a todos e não somente aos homens.  Será, portanto, uma relevante oportunidade de formação e trocas de experiências para quem atua nessa temática”, destacou.

 

Para realizar a inscrição, basta acessar a ficha disponível no site do evento http://legpv.ufes.br/inscri%C3%A7%C3%B5es, preencher os dados e enviar para o e-mail: ufes.leg@gmail.com . É necessário identificar o assunto como “Inscrição Colóquio”. A inscrição só será efetivada após confirmação da comissão organizadora via e-mail.

 

“Homem que é Homem”

 

Lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil, o “Homem que é Homem” foi desenvolvido para contribuir para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher.

 

São realizadas reuniões com temas que contemplam relações de gênero, formas pacíficas de lidar com os conflitos, identificação e reflexão a respeito das violências nas relações, bem como aspectos relativos à relação familiar, propondo pensar o espaço subjetivo ocupado na família como um lugar democrático de convivência.

 

O projeto foi desenvolvido para contribuir com a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher. Para isso, homens agressores que foram denunciados nos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher são convocados a participar de um ciclo de palestras com temas voltados para a desconstrução de ideias sexistas e machistas, a fim de estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos.

 

Niev

 

Criado em abril de 2015, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Elaboração de Ações para o Enfrentamento à Violência (Niev) tem como objetivo desenvolver projetos, pesquisas e ações utilizando uma abordagem interdisciplinar na discussão das relações que envolvam as violências, visando à prevenção da violência e à redução dos índices de violência contra a mulher.

 

Sob a responsabilidade administrativa da Polícia Civil, o Niev é composto por psicólogos e assistentes sociais da Polícia Civil alocados nas Delegacias, bem como por profissionais de áreas afins da Polícia Civil, que se reúnem, mensalmente, para emitir relatório das ações desenvolvidas e execução de projetos e analisar os dados estatísticos fornecidos pelos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher.

 

 

 

Serviço :“Colóquio: homens e violência contra as mulheres”

 

Dia: 1° de dezembro de 2017

Horário: 8h às 18h

Local: Auditório do IC-II, campus de Goiabeiras, Ufes, Vitória.

 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Texto: Fernanda Pontes

                                

Atendimento à Imprensa

Paula Lima: (27) 3636-1536 / 99846-1111

Leidy Mendonça: (27) 3636-9928 / 99607-2978

comunicapces@gmail.com

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard