Governo do Estado do Espírito Santo
07/11/2025 12h23 - Atualizado em 07/11/2025 13h08

PCES apoia PCERJ em operação contra desvio de cargas e prende suspeito em Cariacica

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Crimes Contra o Transporte de Cargas (DECCTC), em apoio à 146ª Delegacia de Polícia Guarus, da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), deflagrou, na manhã dessa quarta-feira (05), uma operação policial para o cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A operação foi realizada nos municípios de Vila Velha, Cariacica e Serra, e resultou na prisão de um homem de 37 anos e na apreensão de parte da carga roubada, além de um caminhão com sinais de adulteração.

Durante as diligências, em um dos alvos, um galpão que funcionava como oficina de caminhões, localizado no bairro Campo Verde, em Cariacica , foram encontradas uma cabine com etiquetas removidas e um motor com sinais de lixamento. Diante da suspeita de que o grupo criminoso investigado também atuava na adulteração de veículos, a Delegacia Especializada em Roubo e Furto de Veículos (DRFV) foi acionada para dar apoio à ocorrência. No local, foi confirmada a adulteração do caminhão e identificada uma cabine com restrição judicial. O proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante pelo crime de adulteração de veículo automotor.

O titular da DECCTC, delegado Chrithian Carvalho Waichert, informou que um dos investigados pela PCRJ, alvo dos mandados de busca, também é investigado pela DECCTC por envolvimento em outro crime de furto e desvio de carga avaliada em aproximadamente R$ 500 mil, ocorrido no dia 15 de outubro. Na ocasião, o motorista que transportava a carga foi preso em flagrante após registrar um boletim de ocorrência falso, simulando um roubo, o que motivou a realização simultânea das operações.

Ao longo do dia, as equipes cumpriram diligências em outros endereços e galpões com o objetivo de localizar as cargas desviadas pelo grupo criminoso. No bairro Colina da Serra, os policiais identificaram um homem suspeito de anunciar produtos oriundos do crime em um site de compra e venda. Na residência dele, parte da carga foi recuperada, dois fogões, três condensadores de ar e seis evaporadores de ar foram apreendidos. O responsável pelo armazenamento não foi encontrado no local, mas foi intimado a comparecer à Delegacia para prestar esclarecimentos.

As investigações continuam com o objetivo de identificar os demais envolvidos, incluindo os receptadores, e recuperar a totalidade da carga desviada.

Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV), onde permanece à disposição da Justiça.


Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834


Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard