A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Especializada (SPE) e do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), incluindo suas unidades de Viana e Cariacica, deflagrou, na madrugada desta quarta-feira (10), a Operação Canaã, com o objetivo de cumprir dez mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão contra indivíduos faccionados envolvidos em homicídios.
A operação teve como foco a prisão de investigados e a coleta de provas, além da apreensão de materiais ilícitos, contribuindo para o avanço das investigações e para a redução dos índices de criminalidade nas regiões-alvo.
“O foco principal são os homicidas que tem ligação com o tráfico de drogas. A determinação era que as unidades fossem às ruas para que pudessem realizar a prisão e coletar materiais que possam subsidiar as investigações”, destacou o chefe do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), delegado Fabrício Dutra.
Ao todo, 65 policiais civis, distribuídos em 27 viaturas, participaram da ação, que contou também com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer).
Em Cariacica foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Dois alvos que tinham mandado de prisão no município não foram localizados. Em Viana, foi cumprido um mandado de prisão e sete mandados de busca e apreensão.
“Esse preso é investigado como autor de um homicídio ocorrido no mês de novembro no município de Viana. Além de dar cumprimento a esses mandados, a operação é uma forma de demonstrar que as forças de segurança estão presentes no município e que não será tolerado nenhum tipo de violência que resulte na morte de pessoas. Todos os indivíduos que praticarem homicídios serão investigados e presos”, disse a chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Viana, delegada Suzana Garcia.
Operação “Canãa” - O nome da operação faz alusão ao bairro onde o homicídio, no qual o preso é investigado, ocorreu.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com