A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Nova Venécia, em conjunto com a Força Tática e da Equipe K9 do 2º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), prendeu, na última sexta-feira (15), no bairro São Cristóvão, em Nova Venécia, um homem de 21 anos, segundo investigado pelos crimes praticados contra instituições religiosas no distrito de Vila Paulista, em Barra de São Francisco. O suspeito era considerado o último foragido.
Segundo as investigações da 14ª Delegacia Regional de Barra de São Francisco, o indivíduo era o último foragido envolvido no furto qualificado à Igreja Batista de Paulista, ocorrido em fevereiro, onde subtraiu valores de ofertas mediante escalada. "Além disso, ele é apontado como o principal suspeito dos graves atos cometidos contra a Igreja Católica local, em março, quando o Sacrário foi arrombado e hóstias consagradas foram profanadas", disse a adjunta da 14ª Delegacia Regional de Barra de São Francisco e responsável pelas investigações, delegada Jéssica Bohrer.
A delegada Jéssica Bohrer destacou o impacto da captura: "A prisão deste envolvido é uma resposta fundamental e indispensável do Estado à sociedade. Não lidamos apenas com crimes contra o patrimônio, mas com ataques ao sentimento religioso e à paz de uma comunidade inteira. Retirar esse indivíduo de circulação restabelece o sentimento de justiça, alivia o temor dos moradores e demonstra que atos dessa natureza não ficarão impunes".
O titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Nova Venécia, delegado Rufino Emanuel, ressaltou a importância do trabalho em conjunto. "O êxito desta prisão reflete o trabalho contínuo e a integração sólida entre a Polícia Civil e a Polícia Militar. Nossas forças de segurança atuam de forma incansável e coordenada, mostrando que a cooperação mútua é a nossa maior arma contra a criminalidade e para a garantia inegociável da ordem pública na nossa região", disse.
Após os procedimentos de praxe, o conduzido foi encaminhado ao sistema prisional, permanecendo à disposição da Justiça.