Governo do Estado do Espírito Santo
04/03/2021 18h41 - Atualizado em 04/03/2021 18h42

PCES em Venda Nova do Imigrante conclui inquérito de acidente de trânsito na rodovia Pedro Cola

Nessa quarta-feira (03), a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, (PCES), por meio da Delegacia Especializada em Infrações Penais Outras (Dipo) de Venda Nova do Imigrante, concluiu as investigações sobre o acidente automobilístico que vitimou um homem de 23 anos, na rodovia Pedro Cola, no dia 21 de janeiro deste ano.

Os investigadores da Dipo de Venda Nova do Imigrante constataram que a suspeita de 45 anos, condutora de um automóvel, invadiu a contramão da via e colidiu contra a motocicleta das vítimas. “Nas horas que antecederam o acidente, fez uso de bebida alcoólica em dois estabelecimentos distintos. Câmeras de monitoramento dos estabelecimentos demonstraram a indiciada, na companhia do namorado de 40 anos, ingerindo cerveja”, explicou o titular da Dipo, delegado Bruno Alves Rodrigues.

“As investigações demandaram técnica e perspicácia dos policiais civis envolvidos, visto que a indiciada não havia sido submetida ao teste do etilômetro (bafômetro) no dia e local dos fatos, o que exigiu ação rápida e direcionada no sentido de descobrirmos quais foram os passos da indiciada nas horas que antecederam o crime e, dessa forma, obtivemos a cronologia reversa dos fatos e buscamos todos os elementos probatórios de que a indiciada consumiu bebida alcoólica e conduziu veículo automotor, em seguida, ocasionando o acidente que provocou a morte da vítima e lesões corporais graves na esposa dele de 21 anos”, disse o delegado.

Segundo o delegado, a indiciada se ausentou do local do acidente e somente se apresentou na Delegacia Regional de Polícia Civil quatro dias após os fatos, acompanhada de seu advogado, ocasião em que prestou declarações e foi liberada, visto que, em se tratando de crime, em tese, culposo, não há previsão de prisão cautelar na legislação. “A indiciada, em seu interrogatório, negou haver ingerido bebida alcoólica ou outras drogas no dia dos fatos, todavia, a investigação comprovou que a indiciada mentiu”, relatou Bruno Rodrigues.

Ainda de acordo com a autoridade policial, o laudo pericial de local concluiu que o veículo conduzido pela indiciada invadiu a contramão de direção, colidiu contra o veículo das vítimas e ocasionou a morte de uma pessoa e lesões corporais graves na outra. “A companheira que estava na moto, ficou internada aproximadamente 30 dias e segue em tratamento médico, com muitas sequelas. O laudo ainda constatou a presença de um isopor porta latas e uma lata de cerveja consumida, no interior do veículo. Por meio das imagens das câmeras, foi possível constatar que o objeto localizado no veículo possui características idênticas a uma lata de cerveja que a indiciada adquiriu em um estabelecimento no distrito de Pedra Azul, onde estiveram horas antes”, informou o delegado.

O inquérito policial foi remetido ao Ministério Público (MP) com o indiciamento por três crimes previstos no Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, homicídio culposo qualificado, lesão corporal grave qualificada e abandono do local do acidente. As penas, em abstrato, podem chegar a 14 anos de reclusão.

“A conclusão dos trabalhos investigativos permite-nos prestar contas às famílias das vítimas e à sociedade local, com sentimento do dever cumprido em fornecer elementos robustos para o trabalho do Ministério Público e Poder Judiciário, para a responsabilização criminal nos limites que a lei estabelece. Reconhecemos e parabenizamos todos os policiais civis envolvidos pelo excelente trabalho levado a efeito”, disse o delegado.

Texto: Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)

 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa

Olga Samara/ Camila Ferreira

(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/

(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard