A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) ganhou o edital para desenvolver uma pesquisa sobre a mortalidade causada pelo uso de drogas no Espírito Santo, com dados de 2013 a 2022. O edital foi organizado e ofertado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes). O resultado final foi divulgado no último dia 11 de agosto. A verba ofertada pelo edital é de cerca de R$ 180 mil.
A coordenadora do projeto será a perita Mariana Dadalto, que trabalha no Laboratório de Toxicologia da PCES. O trabalho será realizado com professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), na área de Data Análises e Inteligência Artificial, e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na área de sociologia. O projeto também vai contar com a participação do Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas, conhecido como Rede Abraço.
Por meio da pesquisa, o intuito do Governo do Estado é realizar um diagnóstico sobre o uso de drogas no Espírito Santo e, a partir dos indicadores, realizar novas ações de políticas públicas para a população em situação de dependência química. A pesquisa visa a abordar diferentes sistemas de informação para levantar dados, como a causa do óbito e o tipo de substância utilizada por município, idade, raça/cor e gênero.
“A verba será usada na compra de dois computadores, na contratação de quatro alunos de iniciação científica da área de Sistema de Informação para trabalhar com o desenvolvimento de uma Inteligência Artificial (IA) para a leitura dos arquivos em PDF dos laudos escaneados. Estamos bem felizes, pois ganhamos de projetos de faculdades bem avaliadas”, comemorou a perita Daniela de Paula, chefe do Departamento de Laboratórios Forenses.
Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com