A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) esteve presente no debriefing da Operação Vetus ll, realizado nessa quinta-feira (16), em Brasília, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A PCES foi representada pela titular da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (DEPI), delegada Millena Gireli, que apresentou os resultados alcançados no Espírito Santo no combate à violência contra a pessoa idosa ao longo de 2021.
O Espírito Santo foi um dos Estados participantes da Operação Vetus ll, uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), com foco no combate à violência contra idosos. Entre março e novembro deste ano, período da Operação, a DEPI apurou 103 denúncias do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e de canais locais. Ao todo, 176 vítimas foram atendidas e 92 diligências realizadas, que resultaram na instauração de nove Inquéritos Policiais (IP).
“O debriefing é o momento de dividirmos informações sobre o resultado da Operação de falarmos sobre os pontos positivos e negativos e para buscarmos melhorias. A troca de experiências com delegados de outros estados é de extrema importância para aprimoramento do trabalho", afirmou a titular da DEPI, delegada Millena Gireli.
Em todo o Brasil, a Operação Vetus ll resultou em quase 17 mil idosos vítimas de violência atendidos e mais de 400 pessoas acusadas de crimes, como abandono de incapaz, maus-tratos, tortura e apropriação indébita foram presas. A representante da PCES no encontro afirmou que as ações integradas devem continuar em 2022.
"Estar neste encontro, hoje, é importante para buscarmos a implementação, no Estado, de melhorias no combate à violência contra o idoso e até mesmo apoio do Governo Federal nessa implementação. Em 2022, a previsão é dar continuidade à operação Vetus com a integração ainda de outras instituições", informou.