21/08/2023 17h24

PCES participa do 1° Seminário Centro Pop realizado pela Prefeitura de Colatina

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) participou, na última quinta-feira (17), do 1° Seminário do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). O evento foi realizado pela Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas).

O encontro ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Centro de Colatina, e foi destinado a gestores públicos, assistentes sociais, ativistas, estudantes e demais interessados. Além da PCES, participaram do evento também a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e clubes de serviço públicos e privados.

Com o tema “Processos de Trabalho e Desafios no Município de Colatina”, o Seminário abordou discussões sobre políticas públicas voltadas para a garantia de direitos e dignidades da população em situação de rua, além do trabalho dos assistentes sociais, das equipes de abordagem social e agentes envolvidos na rede de atendimento. No evento, também foi apresentado o resultado do diagnóstico realizado sobre a população de rua no município durante o período de julho de 2022 a julho de 2023.

Durante o evento, foram instalados pontos de encontros para as instituições, com o objetivo de produzir trabalhos em conjunto para que ocorram melhorias nas produções de ações para pessoas em situação de rua.

O Seminário contou com a presença do titular da Delegacia de Investigações Criminais (Deic) de Colatina, delegado Dair Oliveira Junior; do titular da Superintendência de Polícia Regional Noroeste (SPRNO); delegado Landulpho Lintz; e o prefeito de Colatina, João Guerino Balestrassi. No evento, a PCES recebeu uma homenagem pelo trabalho desenvolvido.

“A PCES já vem realizando ações de forma sistemática, por exemplo, na emissão de carteira de identidade para moradores de rua e participando de eventuais encontros. A PCES pode participar de uma forma plural e democrática na inserção dessas pessoas na sociedade. Isso porque a construção plural com todas as instituições e a inserção da população em sua própria cidadania são fatores essenciais para uma sociedade mais fraterna”, destacou o titular da Superintendência de Polícia Regional Noroeste, delegado Landulpho Lintz.

Ele também agradeceu o apoio do titular da Delegacia Regional de Colatina, o delegado Leonardo Ávila, pela construção e aglutinação do espaço para que a PCES também seja inserida nesse contexto.

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Olga Samara / Matheus Foletto