Nessa terça-feira (11), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em atuação conjunta com o Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e técnicos da EDP, concessionária de energia elétrica do Estado, flagrou furto de energia elétrica em uma farmácia de manipulação localizada no Centro de Cachoeiro de Itapemirim.
No local, as equipes mantiveram contato com um dos proprietários do estabelecimento, de 41 anos, que acompanhou a inspeção técnica. Durante a perícia realizada pelo engenheiro forense do IC, foi constatado que o medidor de energia apresentava sinais de violação.
Entre as irregularidades identificadas estavam o lacre da tampa da caixa do medidor violado e indícios de manipulação interna do equipamento. Testes técnicos apontaram inconsistências no registro de corrente elétrica em uma das fases, apesar da passagem de energia estar ocorrendo normalmente.
Após a retirada do medidor, foi constatada a existência de um furo na carcaça traseira do equipamento e, internamente, um furo no sensor de corrente de uma das fases, o que causou dano permanente ao medidor da concessionária. Segundo os peritos, a adulteração ocultava de forma eficaz a fraude, dificultando sua identificação por pessoas leigas e até mesmo por profissionais responsáveis pela leitura mensal do consumo.
A equipe da EDP realizou a substituição do medidor e regularizou a instalação elétrica do estabelecimento. Também foi lavrado o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), registrando as irregularidades constatadas.
O responsável pelo comércio foi conduzido à Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, onde foi autuado em flagrante por furto de energia elétrica. Após os procedimentos legais, ele foi liberado mediante pagamento de fiança e responderá ao processo em liberdade.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com