A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento de Investigações Criminais (Deic), em ação conjunta com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC), da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), e técnicos da EDP, distribuidora de energia do Estado, realizou, nesta quinta-feira (24), uma fiscalização em um lava-jato de caminhões localizado na Vila Independência, em Cariacica, com o objetivo de apurar um possível furto de energia elétrica. Nenhum suspeito foi detido.
Durante a averiguação, foi identificada uma rede clandestina de fornecimento de energia elétrica, que abastecia diretamente uma residência e o estabelecimento comercial ligados à rede irregular. O proprietário não estava no local.
A perícia realizada constatou ligação direta trifásica na rede da EDP sem medição adequada, com fluxo de corrente no momento da inspeção. Técnicos da EDP retiraram a ligação irregular e desligaram o fornecimento no local. De acordo com um familiar do responsável, a residência e o lava-jato eram abastecidos pela instalação que já estava desligada, sendo a EDP por ter débitos superiores a R$ 113 mil.
Em razão da ausência do responsável, ninguém foi conduzido, mas será instaurado inquérito policial para apurar os fatos. Conforme a EDP, além da responsabilização criminal, os envolvidos deverão ressarcir os valores referentes à energia não faturada durante o período da fraude, conforme estabelece a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), bem como arcar com os custos operacionais e administrativos da distribuidora.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693