Governo do Estado do Espírito Santo
28/01/2025 10h24

PCES prende homem por descumprir medida protetiva em São Mateus

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de São Mateus, prendeu, na manhã da última sexta-feira (24), um homem de 24 anos, suspeito de descumprir medida protetiva de urgência. O suspeito foi localizado e detido às margens da Rodovia BR-101, no bairro Boa Vista, em São Mateus, em cumprimento a mandado de prisão preventiva.

A titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de São Mateus, delegada Geyce Narciza, informou que os policiais civis receberam informações de que o investigado estaria em uma praça no bairro Boa Vista, em São Mateus. “Deslocamos a equipe imediatamente para o local, onde conseguimos localizá-lo e realizar a abordagem. O mandado foi devidamente apresentado no momento da detenção, garantindo que todos os procedimentos legais fossem cumpridos”, destacou.

A medida protetiva havia sido concedida em julho de 2024, quando a vítima procurou a Delegacia de Atendimento à Mulher para relatar agressões cometidas pelo companheiro. Na ocasião, a autoridade policial representou pela proteção, que foi prontamente deferida pelo Juízo competente. 

Cerca de seis meses depois, a vítima voltou à Delegacia para relatar que o suspeito havia descumprido a medida. “Diante do descumprimento, representamos pela prisão preventiva do investigado, pois ficou evidente que as medidas alternativas não eram eficazes para cessar a violência. O pedido foi acatado pelo Judiciário e o mandado foi cumprido”, explicou a delegada Geyce Narciza.

Durante a prisão, o investigado alegou não compreender o motivo da detenção, afirmando que teria reatado o relacionamento com a vítima após o registro da primeira ocorrência. Entretanto, segundo Geyce Narciza, esse comportamento é comum no ciclo da violência contra a mulher.

“É comum que, em situações como essa, a vítima busque a Delegacia e, posteriormente, reate o relacionamento com o ex-companheiro, muitas vezes motivada por promessas de mudança dele. Esse comportamento configura o terceiro ciclo da violência contra a mulher, conhecido como fase da 'lua de mel'. Nessa etapa, o agressor demonstra arrependimento e se torna afetuoso, buscando a reconciliação para amenizar os danos e retomar o relacionamento", afirmou.

O suspeito foi informado de seus direitos e conduzido ao plantão da 18ª Delegacia Regional de São Mateus. Posteriormente, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com   

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard