12/06/2024 08h50

PCES prende suspeito de venda ilegal de armas e apreende arsenal em Venda Nova do Imigrante

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Venda Nova do Imigrante, prendeu, na última sexta-feira (07), um homem de 45 anos, suspeito de integrar um grupo que vende armas de forma ilegal na região. Com ele, foram apreendidas 19 armas utilizadas para caça ilegal, além de munições e 15 silenciadores artesanais.

“O que nos chamou atenção é que o investigado confeccionava silenciadores, que são acessórios utilizados para abafar o som do tiro. É importante ressaltar que é proibido por lei a fabricação e comercialização de silenciadores em território nacional, pois podem dificultar as investigações da origem do tiro”, relatou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

As investigações tiveram início no dia 22 de maio, após a equipe policial localizar o corpo de um homem de 65 anos em um carro abandonado em uma rodovia, entre os municípios de Venda Nova do Imigrante e Castelo. Por meio de diligências, foi identificado que a vítima do homicídio era o líder de um grupo criminoso que negociava a venda de armas ilegais.

“Ao descobrir a conexão da vítima com as vendas de armas ilegais, iniciamos uma nova investigação, sendo possível identificar que a vítima tinha um sócio, um homem de 46 anos, morador do distrito de Vargem Grande. Com isso, foi dado cumprimento a um mandado de busca e apreensão na residência desse sócio. As armas ilegais costumavam ser vendidas na região de Venda Nova do Imigrante e em municípios do entorno”, informou o titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Venda Nova do Imigrante, delegado Alberto Roque Peres.

O sócio foi preso no imóvel e foram apreendidas 15 espingardas calibre 32 e 26, além de quatro garruchas calibre 22, munições e 15 silenciadores artesanais. “Os projéteis e armas apreendidas serão encaminhados para a perícia com o objetivo de identificar a origem dos armamentos e se foram utilizadas em crimes de homicídio”, ressaltou o delegado Alberto Roque Peres.

“A vítima do homicídio já tinha passagem pelos crimes de agiotagem e venda ilegal de arma. Foi averiguado que o último local em que a vítima esteve foi na casa do sócio, porém, até o momento, não houve conexão do sócio com a morte da vítima”, completou o delegado.

O detido foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, munições e acessórios de uso permitido e restrito. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Olga Samara / Matheus Foletto