19/05/2023 11h13

PCES prende suspeitos e apreende armas e munições em Vila Valério

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Vila Valério, realizou uma operação que teve como objetivo reprimir o tráfico de drogas e de porte ilegal de armas de fogo no local. A ação ocorreu nos dias 27 de abril, 04 e 10 de maio, e resultou na prisão de quatro suspeitos e na apreensão de armas longas e curtas, além de diversas munições de diferentes calibres.

As informações foram divulgadas no último dia 11, durante coletiva de imprensa na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

Segundo a delegada Gabriella Zaché dos Santos, titular da Delegacia de Polícia (DP) de Vila Valério, dois alvos da operação tinham armas registradas legalmente, adquiriam munições e revendiam a criminosos.

No dia 27 de abril, foi detido um homem de 52 anos, por força de mandado de prisão preventiva, pelo crime de homicídio. Em sua residência, a polícia ainda encontrou um rifle calibre .20, 18 munições do mesmo calibre e alguns estojos deflagrados. O suspeito foi encaminhado ao presídio.

No mesmo dia, foi dado cumprimento a um mandado de prisão e busca e apreensão na residência de um indivíduo suspeito de estar comercializando armas e munições. No local, foram encontradas 922 munições calibre 9mm e 650 munições de calibre 22, sem as devidas notas fiscais. O homem foi ouvido e liberado, após prestar declarações na delegacia, tendo sido instaurado Inquérito Policial para apurar a procedência das munições.

O investigado de 75 anos não estava na casa dele no momento da chegada das equipes. “Havia uma denúncia de que estavam comercializando munições adquiridas legalmente (por terem registro de armas) no escritório de vendas de café e pimenta da família”, explicou a delegada.

Na residência, a polícia localizou um revólver calibre .38, um revólver calibre 32, um rifle calibre .44, um revólver calibre .32, além de 126 munições de diferentes calibres, uma maleta de pistola e estojos deflagrados. Enquanto era realizada a busca na residência, o neto do investigado, de 25 anos, informou aos policiais que em seus pertences havia um revólver calibre .38 e 14 munições do mesmo calibre.

Diante do flagrante delito, o homem foi conduzido para a Delegacia de Jaguaré e autuado e pela prática de crime posse irregular de arma de fogo de uso permitido, tendo sido liberado após fiança.

Já no último dia 04, um suspeito de 32 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo. Segundo a delegada Gabriella Zaché dos Santos, havia a denúncia de que o homem estava com as armas registradas da ex-esposa, um método utilizado para vender armas de forma ilegal.

Foi apreendido um revólver de numeração suprimida, com cinco munições calibre .38, e um jet loader com cinco munições do mesmo calibre. O h foi autuado em flagrante delito pela prática de crime porte ilegal de arma de fogo com a numeração raspada e foi conduzido ao Centro de Detenção Provisória de São Mateus.

Por fim, no último dia 10, na localidade de Araribóia, as equipes se depararam em uma rua com um investigado por tráfico de drogas e praticar homicídios na cidade. Ele conseguiu fugir da ação policial, contudo, foram apreendidos um revólver calibre 38, um revólver calibre 32, uma espingarda de pressão modificada para calibre 22, sete munições de calibre 38, oito munições de calibre 32; uma munição calibre 40, dois rádios comunicadores, sacolas de chup-chup e R$ 362,40 em espécie.

Texto: Olga Samara Gomes

Comunicação Interna – (27) 3137-9024