21/06/2023 15h15 - Atualizado em 21/06/2023 15h31

PCES prende três pessoas por roubo de fios de cobre em Vila Velha

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) realizou a prisão de três pessoas no bairro Ilha dos Ayres, no município de Vila Velha, durante a ‘Operação Hefestos’. Na ação, que ocorreu na última quarta-feira (14), também foram apreendidos cerca de 700 litros de cabos de telefonia.

A operação da PCES contou com a participação da Prefeitura de Vila Velha, que tem o auxílio das áreas de Postura, da Secretaria de Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária do município, além do apoio da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV).

Por meio das investigações, foi localizado um ferro-velho que tinha registro desde 2021, porém o local era utilizado apenas como um galpão para armazenar fios provenientes de roubos. No estabelecimento, foram encontrados fios de cobre, ferramentas e vários materiais oriundos da queima de fios de telefonia.

Ao todo, foram apreendidos cerca de 700 litros de cabos de telefonia, que foram identificados pelas empresas responsáveis. Também foram encontradas telas de arame, de cor azul, similares àquelas instaladas em locais públicos, como praças e parquinhos de Vila Velha.

Durante a ação, foi realizada uma campana próxima ao estabelecimento, o que possibilitou o acesso ao local e a efetuação da prisão de um dos investigados pelos crimes. O adjunto da 2ª Delegacia Regional de Vila Velha e o titular do 6º Distrito de Polícia de Vila Velha, delegado Guilherme Eugênio Rodrigues, informou que o detido vinha sendo investigado pela polícia desde 2010 e já havia sido preso outras seis vezes. Ele tinha medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.

Segundo as investigações, o indivíduo recrutava moradores de rua, a maioria dependentes químicos, para realizar as ações criminosas. “Eles não recebiam nenhum tipo de pagamento, moravam entre o lixo e, quando recebiam algo, era em torno de dez reais. Era perceptível o abuso e o fato de que essas pessoas são dependentes químicas. Os criminosos aproveitam dessa condição para poder explorá-las”, disse a comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques.

No local, também foi encontrado um cão que estava sendo vítima de maus-tratos. O animal foi resgatado pelo Bem-Estar Animal, projeto ligado à Prefeitura Municipal de Vila Velha.

A Operação foi implementada pela Prefeitura de Vila Velha, em janeiro de 2021, e visa coibir a ação daqueles que retiram cabos e fios tanto em postes, nos casos de telefonia, quanto os de energia elétrica, de residências e comércios, para atuarem como receptadores.

Operação Hefesto: O nome Hefesto faz referencia ao deus da mitologia grega, cujo equivalente na mitologia romana era Vulcano. Era o deus da tecnologia, dos ferreiros, artesãos, escultores, metais, metalurgia, fogo, dos vulcões e do lume.

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Olga Samara / Marcelo Rosa