29/09/2022 15h28 - Atualizado em 19/12/2022 13h20

PCES recebe 15ª Edição do Curso Nacional de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) sediou a 15ª Edição do Curso Nacional de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que ocorreu entre os dias 22 e 26 de agosto, na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.

Promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e coordenado pela delegada titular da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Cláudia Dematté, o curso teve como objetivo qualificar os integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), no enfrentamento integrado e na prevenção da violência doméstica e familiar. Participaram representantes da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana.

A iniciativa teve a finalidade de levar aos estados a formação adequada e necessária para melhorar o desempenho dos profissionais no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, com foco no enfrentamento integrado, acolhimento das vítimas e prevenção da violência.

O curso teve uma carga horária total de 40 horas-aulas presenciais. A cerimônia de encerramento ocorreu nessa sexta-feira (26), às 16h30, quando foi realizada a entrega dos certificados para os participantes.

Participaram do curso, 48 profissionais de segurança pública entre policiais militares (14) e civis (21), guardas municipais (10) e bombeiros militares (3). Eles foram indicados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) por trabalharem nesse tipo de atendimento ou por atuarem nessas demandas.

Frutos

A partir dos conhecimentos adquiridos na capacitação e das vivências nos atendimentos, os participantes da 7ª edição do curso, realizada no Rio Grande do Norte, criaram, em fevereiro de 2022, o Plano de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica e o Guia Prático de Proteção Tecnológica à Mulher. Os dois documentos orientam as vítimas sobre como proceder após a denúncia.

Já receberam a capacitação, profissionais de segurança pública dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.

Cursos

Além de Vitória, estão confirmadas mais três edições do curso para profissionais da segurança pública:

Florianópolis (SC): 19 a 23 de setembro

Belo Horizonte (MG): 26 a 30 de setembro

João Pessoa (PB): 17 a 21 de outubro

Texto: Adriana Nascimento Amaral - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Atendimento à Imprensa: