Governo do Estado do Espírito Santo
21/03/2024 15h02

Polícia Civil captura acusado de homicídio qualificado em Santa Teresa

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia de Vila Pavão, em colaboração com a 8ª Cia Independente da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), realizou, na tarde dessa quarta-feira (20), uma operação conjunta que culminou na prisão de Denilton Ferreira de Oliveira, de 48 anos. O indivíduo é acusado do crime de homicídio qualificado ocorrido no noroeste do Estado, em abril de 2023.

A ação foi realizada após informações de que o indivíduo estava escondido na cidade de Santa Teresa. As equipes, sob a coordenação do delegado Willian Dobrovosk Simonelli, se deslocaram para o município e conseguiram efetuar a prisão de Denilton Oliveira. Contra ele, havia um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça de Nova Venécia pelo crime de homicídio qualificado.

Segundo as investigações, o acusado foi identificado como cúmplice no assassinato e esquartejamento de Sebastião Lopes de Jesus, de 73 anos, ocorrido em abril de 2023, na cidade de Vila Pavão. No decorrer das investigações, a mulher que compartilhava residência com a vítima e o proprietário de uma funerária foram presos suspeitos de envolvimento, sendo o homem detido no município da Serra.

"À medida que as investigações avançaram, revelou a participação do proprietário da funerária na participação do transporte dos restos mortais da vítima. Ele chegou ao local após a consumação do homicídio, auxiliando na movimentação do corpo, que foi posteriormente descartado na ponte que liga Colatina a Baixo Guandu, onde parte dos restos foi descoberta dias mais tarde por um pescador em Linhares", disse o delegado Willian Dobrovosk Simonelli, que está respondendo pela Delegacia de Polícia de Vila Pavão.

De acordo com as investigações, a mulher admitiu ser a autora do assassinato do idoso com quem dividia a moradia. Além disso, as investigações revelaram a existência de um segundo cúmplice, Denilton Ferreira de Oliveira, detido nessa quarta-feira (20). "Ele foi visto na companhia da mulher adquirindo soda cáustica e outros produtos químicos. Esses itens seriam utilizados no tratamento do corpo antes de seu descarte. A suspeita informou que ele atuou como seu auxiliar no assassinato e esquartejamento da vítima", relatou o delegado Willian Dobrovosk Simonelli.

"O empenho e a dedicação dos investigadores de Vila Pavão foram exemplares, persistindo mesmo após a conclusão do inquérito para localizar e prender o foragido da Justiça", ressaltou Dobrovosk.

Tanto a autora do crime quanto Denilton de Oliveira são acusados de homicídio qualificado, enquanto o proprietário da funerária responderá por ocultação de cadáver em processo penal. Após procedimentos de praxe, o conduzido foi encaminhado ao Sistema Prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.



Texto: Adriana Nascimento Amaral - Policial Civil - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard