Governo do Estado do Espírito Santo
25/09/2025 15h37

Polícia Civil deflagra Operação 'Força Total' em São Mateus  

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25), a Operação Força Total, no distrito de Santa Maria e na região dos Quilômetros (km 35 e km 41), zona rural de São Mateus. Um homem de 23 anos foi detido em flagrante por resistência durante a ação. Os alvos da operação não foram localizados.

A ação contou com a participação do 13º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da Divisão de Inteligência da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), reunindo cerca de 48 agentes de segurança pública, entre policiais civis e militares, com o apoio de 18 viaturas.

De acordo com o delegado Isaac Gagno, chefe da Delegacia Regional de São Mateus, a operação busca pacificar a localidade e coibir conflitos entre grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas. "Ontem tivemos a prisão de um membro de um grupo local e hoje cumprimos mandados com o objetivo de localizar outros indivíduos, mas não obtivemos sucesso na captura dos alvos principais", explicou.

Durante a ação, um homem de 23 anos, tentou fugir pela janela do apartamento em que se encontrava, passando pelo telhado e desobedecendo à ordem de parada dos policiais. Ele invadiu, sem consentimento, o apartamento de uma moradora da região. Os policiais conseguiram conter o indivíduo. Com ele, foi encontrada uma pequena quantidade de maconha, totalizando aproximadamente 16 gramas, além de um cigarro da mesma substância. Ele foi detido e apresentado no plantão da 18ª Delegacia Regional de São Mateus para os procedimentos cabíveis.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, com o objetivo de localizar e prender indivíduos envolvidos em conflitos entre grupos criminosos na região. "A operação integra uma série de ações estratégicas das forças de segurança para coibir homicídios decorrentes da rivalidade entre criminosos. Apesar de não terem sido realizadas outras prisões nesta fase da operação, a presença ostensiva das forças policiais foi reconhecida e elogiada pela comunidade local. O monitoramento e a inteligência para localização dos principais alvos seguem em andamento", reforçou o delegado Isaac Gagno.


Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com        

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard