29/04/2024 16h58

Polícia Civil deflagra segunda fase da Operação Legado Armeria e cumpre cinco mandados de prisão

Foto: Camila Ferreira

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), deflagrou, na última terça-feira (23), a segunda fase da Operação Legado Armeria, com o objetivo de cumprir cinco mandados de prisão preventiva e concluir a operação, iniciada em dezembro de 2023. Durante a ação, cinco suspeitos foram presos, investigados pela fabricação de armas de fogo caseiras. As prisões ocorreram nos municípios da Serra e Cariacica.

“Na primeira fase, a Operação Legado Armeria desarticulou uma fábrica clandestina de armas de fogo em pleno funcionamento, localizada em um sítio na zona rural do município de Cariacica. A fábrica chegou a produzir mais de 50 armas e fornecia os armamentos para o crime organizado da Grande Vitória”, informou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

Por meio de investigações, foi identificado que os cinco suspeitos faziam parte de um grupo criminoso composto por uma família. “O grupo era responsável pela fabricação, negociação e distribuição de armas de fogo caseiras das principais zonas dominadas pelo crime organizado da Grande Vitória. Estima-se que os investigados tenham produzido e comercializado cerca de 200 armas de fogo”, relatou o titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos, delegado Daniel Belchior.

“Cada membro tinha sua função dentro do grupo criminoso, desde o sistema de entrega das armas de fogo até a organização financeira. As armas eram vendidas pelo valor de R$ 2.500”, completou o delegado Daniel Belchior.

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto