24/06/2022 14h32 - Atualizado em 24/06/2022 15h02

Polícia Civil expande o Projeto ‘Homem que é Homem’ para o município de Nova Venécia

A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Div-Deam) realizou, nessa quinta-feira (23), a expansão do Projeto “Homem que é Homem” para a cidade de Nova Venécia, que agora está entres os 22 municípios para os quais o Projeto foi expandido. O objetivo da ação é contribuir para a redução da violência contra a mulher no Estado, atuando numa perspectiva da prevenção.

De acordo com a delegada Chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Div-Deam) e Gestora do Projeto “Homem que é Homem”, Claudia Dematté, a expansão demonstrou a integração entre todos os órgãos do município de Nova Venécia, que estão somando esforços para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher naquela localidade.

“Uma das grandes relevâncias do Projeto é o diálogo com homens autores de violência doméstica contra a mulher no que se refere às questões que envolvem relacionamentos baseados na violência, uma vez que comportamentos machistas, sexistas e misóginos ainda integram as concepções de masculinidade, e precisamos trabalhar na desconstrução desses valores. O “Homem que é Homem” um mecanismo de extrema relevância. É um diferencial da PCES, pois é a Polícia trabalhando não só com a repressão, mas também com a prevenção e em conjunto”, afirmou a delegada.

A solenidade aconteceu na 15ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), em Nova Venécia, e contou com a participação do prefeito André Wiler Silva Fagundes; da secretária de Assistência Social do município, Herileny Pratte; do titular da Delegacia Regional de Nova Venécia, e que é chefe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Nova Venécia, delegado Douglas Trevizani; do juiz de direito da Comarca de Nova Venécia, Ivo Nascimento Barbosa; do promotor de justiça de Nova Venécia, Lélio Marcarini; o Comandante da Polícia Militar (PMES) de Nova Venécia, tenente coronel Mário Marcelo Dal Col; entre outras autoridades.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, foi representado na cerimônia pela delegada chefe da Deam e gestora do projeto “Homem que é Homem”, Cláudia Dematté; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Márcio Celante Weolffel, na ocasião foi representado pela delegada assessora jurídica na gerência de proteção à mulher, e coordenadora do Projeto, Natália Tenório. O superintendente de Polícia Regional Noroeste (SPRN), delegado Landulpho Lintz, foi representado na solenidade pelo delegado Douglas Trevizani.

A expansão do Projeto “Homem que é Homem” está alinhada com a proposta de trabalho do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que foi pensado metodologicamente para atuar nos eixos de controle da criminalidade e da prevenção à violência, a partir da ampliação do acesso aos serviços básicos e promoção da cidadania em regiões caracterizadas por altos índices de vulnerabilidade social.

A Polícia Civil, por meio da Div-Deam, está envidando esforços para o combate à violência doméstica e familiar no Estado, seja por meio da repressão, seja por meio da prevenção.

Texto: Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Matheus Zardini / Olga Samara