06/11/2019 15h34 - Atualizado em 06/11/2019 15h39

Polícia Civil inaugura projeto ‘Homem que é Homem’ em mais três municípios do Espírito Santo

No mês de outubro, os municípios de Guarapari, Viana e Montanha foram contemplados com o projeto “Homem que é homem”. O plano idealizado pela Polícia Civil (PCES), por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Div-Deam), desenvolve reflexões com homens autores de violência doméstica, contribuindo à redução da reincidência do crime.

No dia 03 de outubro, o projeto foi lançado nos municípios de Guarapari e Viana. A primeira inauguração ocorreu em Guarapari, às 10h, no auditório da Secretaria Municipal da Educação, no bairro Sol Nascente.  Já em Viana, o evento começou às 14h, no teatro municipal, em Viana Sede. E no dia 24, foi a vez de ser lançado no município de Montanha, às 10h, no Centro de Referência de Assistente social (CRAS).

“O projeto ‘Homem que é Homem’ já alcançou 800 agressores em toda a Grande Vitória e expandir essa iniciativa para outros municípios é de extrema relevância para que ocorra a redução do índice de reincidência da violência contra a mulher. O investimento na educação desses homens faz com que as mulheres também sejam fortalecidas. Não se deve apenas punir, é preciso mudar o comportamento, reeducá-los”, afirmou a gerente do projeto, a investigadora Renata Duarte Lima Marchini.

A investigadora acrescentou que o projeto iniciou em 2015. Em 2017 notou-se a necessidade de expandi-lo para o interior do Espírito Santo. O programa faz parte do Planejamento Estratégico do Governo do Espírito Santo e também está inserido no programa Estado Presente em Defesa da Vida.

"Homem que é Homem”

Lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil, o projeto “Homem que é Homem” foi desenvolvido para contribuir para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher.

Para isso, homens agressores que forem denunciados nos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher são convocados a participar de um ciclo de palestras com temas voltados para a desconstrução de ideias sexistas e machistas, a fim de estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos.

As reuniões acontecem uma vez por semana e totalizam cinco encontros, incluindo o de apresentação do projeto. Esses homens participam de encontros organizados por uma equipe psicossocial da Polícia Civil. O primeiro acontece por meio de intimação judicial. Depois, a permanência e frequência aos demais é voluntária. Em cada um são apresentados conceitos para o desenvolvimento da cultura de respeito e não violência.

Os temas abordados contemplam relações de gênero, formas pacíficas de lidar com os conflitos, identificação e reflexão a respeito das violências nas relações, bem como aspectos relativos à relação familiar, propondo pensar o espaço subjetivo ocupado na família como um lugar democrático de convivência.

Participantes dos eventos

Guarapari:

Participaram do evento o procurador geral do município, Dr. Américo Mignone; a secretária de trabalho, assistência e cidadania, Breila Mardeganda Silva; a secretária de Saúde, Alessandra Albani dos Santos; o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Cleverson Mancini Lyra; o juiz de direito da 2ª vara criminal da comarca de Guarapari, Edmilson Souza Santos; a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam)  de Guarapari, delegada Francini Parmagnani Moreschi; a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Div-Deam), delegada ClaudiaDematté; a coordenadora do projeto e responsável pela Deam de Serra, delegada Natalia Tenório; a gerente do projeto “Homem que é Homem”, investigadora Renata Duarte Lima Marchini; e a assistente social do projeto, Elissandra Fritoli.

Viana:

Estiveram no encontro o subsecretário de integração institucional, Guilherme Pacífico da Silva; o secretário municipal de Defesa Social, Coronel Alexandre Ofranti Ramalho; o prefeito, Gilson Daniel Batista; a gerente de Proteção à Mulher, delegada Michelle Meira Costa; a gerente de Proteção à Mulher de Viana, Jocimara da Conceição; a titular da Deam de Viana, delegada Ana Karolina Marques; a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Div-Deam), delegada Claudia Dematté; a coordenadora do projeto e responsável pela Deam de Serra, delegada Natalia Tenório; a gerente do projeto “Homem que é Homem”, investigadora de polícia Renata Duarte Lima Marchini; e a assistente social do projeto, Elissandra Fritoli.

Montanha:

Compareceram na inauguração o superintendente de Polícia Regional Noroeste, Landulpho Lintz; a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Claudia Dematté; a gerente de proteção a mulher da Sesp, Michele Meira Costa; o titular da Delegacia de Polícia de Montanha, Leonardo Ávila; o titular da 17ª Delegacia Regional de Nova Venécia, Douglas Trevisani Sperandio; a gerente do projeto “Homem que é Homem”, investigadora Renata Duarte Lima Marchini; a prefeita, Iracy Baltar; a assistente social da PCES, Dryellede Sousa; a representante  da coordenadoria municipal da mulher, Camila Tardin; o presidente da Câmara, Theodoro José de Souza; e a coordenadora do projeto e titular da Deam de Serra, Natalia Tenório.

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Atendimento à Imprensa