Governo do Estado do Espírito Santo
18/09/2023 15h30

Polícia Civil participa da 28ª Edição do Curso de Inteligência Financeira

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) é uma das Instituições participantes da 28ª Edição do Curso de Inteligência Financeira, que teve início nesta segunda-feira (18). O curso é direcionado aos profissionais da área de Inteligência de Segurança Pública dos estados, do Distrito Federal e da União. As aulas acontecem até a próxima sexta-feira (22), na sede da Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Vitória, das 8h às 18h30.

A abertura do curso foi realizada na manhã desta segunda-feira, na sede da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), localizada na Enseada do Suá, em Vitória.  As aulas serão ministradas na Sede da Acadepol, durante toda a semana, com início às 8h e encerramento nessa sexta-feira (22), às 18h30.

O Curso de Inteligência Financeira é realizado pela Diretoria de Operações Integradas de Inteligência financeira, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e tem como objetivo subsidiar as ações dos profissionais de Segurança Pública na inteligência financeira, aliado a atividade de inteligência policial, referente ao conhecimento dos princípios doutrinários e dos ramos de proteção do conhecimento.

Durante as aulas, serão tratadas as disciplinas Aspectos Financeiros da Atividade Criminal, Unidade de Inteligência Financeira, Análise Bancária, Análise e Patrimonial, Tecnologias de Inteligência Financeira e Estudo de caso. Ao final do curso, os alunos serão divididos em grupo e realizarão um estudo de caso, devendo utilizar as técnicas e ferramentas apresentadas no curso.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, esteve presente na Cerimônia de abertura e falou que durante muito tempo ansiava por essa oportunidade de capacitar os policiais, aprimorando suas habilidades em investigações que visem desmantelar as estruturas patrimoniais das organizações criminosas. “Com a implementação dos tele flagrantes e a adoção da metodologia do Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT), além dos laboratórios especializados que estão sendo estabelecidos, nossos profissionais terão acesso a um arsenal de conhecimentos em inteligência policial”, disse Arruda.

“Gostaria de expressar minha sincera gratidão ao Ministério da Justiça e à SENASP por viabilizarem este curso tão valioso. Tenho plena confiança de que os frutos desse investimento serão colhidos em forma de operações mais eficazes e, consequentemente, em uma sociedade mais segura. Juntos, estamos fortalecendo as bases da segurança pública em nosso estado e, por extensão, no país como um todo. Muito obrigado ", concluiu o delegado-geral.

 

Texto: Adriana Nascimento Amaral - Policial Civil - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard