A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Fundão, participou, na manhã da última quarta-feira (02), de uma ação integrada com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Fundão, com o objetivo de enfrentar o mau uso dos espaços públicos no município. Durante a ação, um homem de 43 anos foi preso, no Centro da cidade, pelos crimes de desacato e desobediência.
A operação foi desencadeada após demanda apresentada em reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que tratou de situações envolvendo pessoas em situação de rua ocupando espaços públicos para consumo de drogas, prática de prostituição, depredação do patrimônio público e abordagens hostis a moradores, sobretudo no período noturno.
Foram realizadas diligências nos locais previamente mapeados, resultando na abordagem de 15 pessoas em situação de rua. Durante as ações, um indivíduo apresentou comportamento hostil e recusou-se a obedecer às ordens dos agentes, sendo conduzido à Delegacia e autuado por desacato e desobediência.
De acordo com o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Fundão, delegado Leandro Sperandio, a ação teve como foco avançar no cadastro e identificação de cada caso, contando com o apoio da Prefeitura, que ofereceu serviços sociais visando à reinserção dessas pessoas e à devolução dos espaços públicos à população. “Essa foi apenas a primeira ação dessa natureza. Esse trabalho terá continuidade e será reavaliado nas próximas reuniões do GGIM”, ressaltou o delegado.
O suspeito assinou um termo circunstanciado (TC) por desacato e desobediência, e foi liberado após assumir o compromisso de comparecer em juízo.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com