02/07/2024 16h01

Polícia Civil prende cinco pessoas suspeitas de Estelionato em Marataízes

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Marataízes, com o apoio da Guarda Municipal de Marataízes, efetuou a prisão de cinco pessoas suspeitas de estelionato na manhã dessa segunda-feira (1º), em Barra de Itapemirim, município de Marataízes. A ação foi realizada após denúncia de tentativa de golpe envolvendo a venda de cordões e barras de ouro falsificadas.

Um comerciante local acionou a Polícia Civil informando que havia sido alvo de uma tentativa de estelionato e que a autora era a mesma pessoa que havia enganado um amigo seu em Cachoeiro de Itapemirim no final do ano passado, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 29 mil. O golpe consistia na venda de joias na cor dourada que, na verdade, não eram de ouro.

Com base nas informações e fotografias das suspeitas, foram iniciadas diligências que resultaram na localização de duas mulheres, de 38 e 43 anos, nas proximidades de uma loja em Barra de Itapemirim. Na busca pessoal, a polícia localizou diversos cordões e barras douradas com as suspeitas.

As investigações apontaram que as duas mulheres haviam chegado ao município na noite anterior, em um comboio de três veículos. Diligências levaram à localização de um veículo Onix em uma pousada localizada em Lagoa Funda, que estava fechado e trancado. Guardas municipais apoiaram a operação e abordaram os veículos Cobalt e Citroën, encontrando várias joias douradas e barras douradas falsificadas em ambos os carros.

No Cobalt, estavam um homem, sua esposa, dois filhos, e as filhas de uma das mulheres presas anteriormente, além de mais joias douradas e R$ 2 mil em espécie. O Conselho Tutelar foi acionado e abrigou as quatro crianças que estavam no veículo. No Citroën, dirigido por um homem de 45 anos, foram encontradas barras douradas e R$ 1,4 mil. No quarto de um casal, de 34 e 25 anos, foi apreendida uma arma de fogo da marca Glock, com numeração raspada e 18 munições intactas.

O material apreendido e os cinco envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia (DP) de Marataízes, para os procedimentos de praxe. Os cinco detidos foram autuados em flagrante por tentativa de estelionato, duas vezes, e por associação criminosa. A mulher que estava no veículo cobalt também foi autuada por posse ilegal de arma de fogo com a numeração raspada.

Posteriormente, os cinco foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória, permanecendo à disposição da Justiça.

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto