01/07/2024 17h50 - Atualizado em 01/07/2024 17h51

Polícia Civil prende dois suspeitos por porte irregular de arma de fogo em São Gabriel da Palha

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha, realizou uma diligência, neste último sábado (19), nos bairros Asa Branca e Jardim de Infância, em São Gabriel da Palha. Durante a ação, dois homens de 19 anos foram presos, por porte irregular de arma de fogo. Dois adolescentes, ambos de 16 anos, também foram apreendidos.

No dia da prisão, a equipe policial estava realizando patrulhamento tático em São Gabriel da Palha, quando foram informados que um suspeito de 19 anos estaria ostentando uma metralhadora, aparentemente artesanal, em um estabelecimento comercial, no bairro Jardim de Infância. A região conta com um elevado número de ocorrências de tráfico e uso de entorpecentes, brigas, perturbação do sossego e denúncias de disparos e porte ilegal de arma de fogo.

Diante da informação, a equipe se deslocou até o local informado, porém o suspeito armado já havia se deslocado do estabelecimento em um carro do modelo Corsa, juntamente com os dois indivíduos menores de idade, em direção ao Centro da cidade.

Ainda no local, a equipe localizou o outro indivíduo de 19 anos saindo em atitude suspeita e também foi abordado. Com o suspeito foi encontrado um revólver calibre 32, municiado com seis munições do mesmo calibre. O suspeito foi preso em flagrante.

Em seguida, a equipe continuou a diligência e se dirigiu até o Centro, no intuito de localizar o veículo, porém não obteve êxito. Com isso, a equipe se deslocou até o bairro Asa Branca, local de residência do suspeito de 19 anos. No local, foi possível localizar o carro, porém, o suspeito avistou a viatura policial e empreendeu fuga.

Foi iniciado o acompanhamento do veículo por várias ruas do bairro, sendo possível interceptar o carro. No automóvel, foram localizados quatro papelotes de substâncias análogas à cocaína, três notas falsas de R$ 420 cada, uma metralhadora artesanal municiada com um carregador contendo cinco munições de calibre nove milímetros, R$ 1.117,00 em espécie e três aparelhos celulares. Na abordagem, foi preso o investigado de 19 anos e apreendidos os dois menores de idade.

O veículo foi apreendido e removido para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (DETRAN|ES) no município de Colatina. Os detidos foram encaminhados para a 17° Delegacia Regional (DR) de Nova Venécia.

O suspeito 19 anos, foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Como não pagou a fiança estipulada pela autoridade policial foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória.

Já o segundo suspeito, também de 19 anos, foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, corrupção de menores e foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória.

Os adolescentes assinaram um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (Boc) por ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, posse de drogas para consumo próprio. Um deles também responderá por falsificação de dinheiro. Após os familiares assumirem o compromisso de comparecer ao Ministério Público quando solicitado, os adolescentes foram reintegrados às famílias.

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto