25/07/2022 15h56 - Atualizado em 13/12/2022 11h55

Polícia Civil prende homem por posse ilegal de arma de fogo e mulher por furto em Jaguaré

Durante uma operação realizada nas últimas quinta-feira (21) e sexta-feira (22), policiais civis das Delegacias de Polícia (DPs) de Jaguaré e Vila Valério deram cumprimento ao mandado de busca e apreensão domiciliar expedido em desfavor de um homem de 44 anos, no bairro São Judas, na zona rural de Jaguaré. Além disso, as equipes recuperam objetos furtados no bairro Novo Horizonte, também em Jaguaré, e identificaram uma suspeita.

Na primeira operação, na última quinta-feira (21), foram realizadas buscas em uma residência, onde a equipe encontrou um revólver calibre.38, com seis munições do mesmo calibre. Em ato contínuo, as equipes se dirigiram ao comércio do suspeito, que fica na propriedade de Luiz Antônio Dutra, no município de Jaguaré, onde localizaram um simulacro de pistola guardado no depósito do local.

Ao ser questionado, o homem de 44 anos disse que a arma era um presente do pai dele e que as munições teriam vindo com a arma de fogo. Ele foi encaminhado à Delegacia de Jaguaré e autuado em flagrante delito pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso, sendo liberado após o pagamento de fiança, arbitrado pela titular da Delegacia de Polícia de Jaguaré, delegada Gabriella Zaché

Objetos recuperados

Já na sexta-feira (22), os policiais recuperaram objetos furtados e avaliados em R$ 6 mil. O furto aconteceu na última terça-feira (19), no bairro Novo Horizonte, também em Jaguaré. A vítima de 44 anos viajou no dia 15 de julho e retornou para casa na última terça-feira (19). Quando entrou na residência, se deparou com o interior da casa desarrumada e com a báscula da cozinha arrombada.

Ao verificar os pertences, a vítima constatou que tinham sumido o notebook dela, R$ 500 em espécie, um videogame Nintendo, um massageador de coluna, uma travessa de vidro, vários talheres, três caixas com brinquedos, joias, taças e vários alimentos da geladeira. Ao averiguar o quintal, percebeu que a cerca elétrica também foi danificada.

A delegada Gabriela Zaché informou que os policiais, ao receberem informações por meio do setor de inteligência da DP do município, deram conta de que diversos materiais provenientes de furto estavam em uma casa desabitada.

“Diante da informação, fomos até o referido endereço, onde os policiais foram atendidos por uma adolescente de 14 anos, que trazia nos braços uma criança recém-nascida e que alegou ser filha dela, acompanhada ainda de outras duas crianças pequenas. Durante o atendimento, a adolescente informou que uma mulher havia deixado diversos produtos na casa dela e, segundo informações, voltaria mais tarde para pegar”, explicou a delegada Gabriella Zaché.

Segundo a responsável pela investigação, a suspeita de 33 anos teria alegado para a adolescente de 14 anos que os objetos eram presentes de um namorado. A vítima de 44 anos, ao registrar o Boletim de Ocorrência (BO), não relacionou todos os objetos furtados, mas ao comparecer à sede da DP de Jaguaré, deixou uma relação escrita à mão e, nela, constavam os mesmos objetos furtados pela suspeita de 33 anos, que estavam na residência onde a adolescente de 14 anos e os irmãos residiam.

Foi apurado que a presença da mulher de 33 anos na residência foi para cuidar das crianças e da adolescente, que tem uma filha recém-nascida, e que se aproveitou dessa situação para guardar os objetos de furto.

A mulher retornou à residência onde havia deixado os objetos furtados, sendo abordada pela equipe policial e então conduzida para a delegacia para prestar informações sobre o furto ocorrido. Ao ser ouvida, ela foi liberada por não estar em situação flagrancial. Já a adolescente foi acompanhada pelo Conselho Tutelar e as crianças ficaram aos cuidados de uma prima maior de idade.

Texto:
 Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Matheus Zardini / Olga Samara