19/11/2018 10h39 - Atualizado em 21/11/2018 18h41

Polícia Civil prende suspeito de arrombar Delegacia de São Gabriel da Palha

A equipe da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha em trabalho conjunto com a Polícia Militar (PM) prendeu o suspeito de Delegacia de Polícia do município, na madrugada da última quinta-feira (15). W.S.L., de 26 anos, foi preso na noite da última sexta-feira (16), no Centro de Mantenópolis.

“A prisão do suspeito demonstra uma ação rápida e eficaz das forças de segurança, que trabalharam de forma integrada. A resposta precisa ser imediata e enérgica quando criminosos afrontam a autoridade das instituições do Estado”, afirmou o responsável pela DP, delegado Bruno Alves.

De acordo com o delegado, os policiais tomaram conhecimento do furto horas após o crime. “Acionamos a perícia e fizemos o levantamento do material que foi levado. Ele havia furtado armas, entre outros materiais. Também analisamos todas as imagens e videomonitoramento do município, e das adjacências e começamos a fazer a investigação e diligências para localizar o suspeito. Analisamos as imagens das ruas que dão acesso à entrada e saída do município, a partir disso, identificamos que ele foi para o município de São Domingos do Norte. Fizemos diligências no local e começamos a levantar as informações”, disse o delegado.

Na sexta-feira, os policiais realizaram diligências ainda nos municípios de Pancas, Lajinha de Pancas, Vila Verde, Águia Branca e Barra de São Francisco. “Com a imagem do suspeito, os policiais militares de Mantenópolis fizeram um levantamento nos dados e verificaram que ele morava na região e o localizaram no Centro da Cidade. Ao ver os policiais, o detido, que estava de posse de uma das armas, atirou contra os PM’s, que revidaram a injusta agressão. Ninguém ficou ferido. O suspeito ainda tentou fugir, mas foi preso”, informou o delegado.

Bruno Alves disse que W.S.L. confessou o crime aos policiais e disse que entregou a outra arma a um amigo, um adolescente de 17 anos. “Os policiais militares foram, juntamente com o detido, até a casa do adolescente. No local, os policiais localizaram a outra arma embaixo do colchão da cama do irmão do adolescente, um jovem de 23 anos. Para os policiais, o adolescente contou que escondeu a arma, sem que o irmão soubesse”, contou.

Os três, juntamente com o material que havia sido furtado na delegacia, foram encaminhados a Delegacia Regional de Barra de São Francisco. “Em depoimento, o detido confessou o crime e disse que queria uma arma para se proteger, pois estava sendo ameaçado de morte, devido a crimes patrimoniais. Ele não chegou a informar para os policiais quem havia o ameaçado. Disse também, que não tinha intenção de roubar arma da Polícia, mas queria  uma arma apreendida e de pequeno porte. Ele ainda contou que furtou a bicicleta, que utilizou para cometer o crime, em Mantena, Minas Gerais, um dia antes de arrombar a delegacia”, explicou Bruno Alves.

Auxiliaram na operação, de forma integrada, policiais da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) de Vitória, do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) de Vitória, da Delegacia Patrimonial de Colatina e Linhares, da Delegacia Regional de Nova Venécia,  das Delegacias de Polícia de Pinheiros, Boa Esperança e policiais militares dos municípios de São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte, Mantenópolis, Barra de São Francisco e Linhares.

O jovem de 23 anos foi ouvido e liberado e o adolescente de 17 anos assinou um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e favorecimento real e foi reintegrado à família.

W.S.L. foi autuado por tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e corrupção de menores.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Atendimento à Imprensa