Governo do Estado do Espírito Santo
04/05/2020 14h01 - Atualizado em 04/05/2020 14h05

Polícia Civil prende suspeito e desvenda morte de dono de pousada em Domingos Martins

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Venda Nova do Imigrante concluiu as investigações sobre o homicídio do empresário Gerson João Modolo, espancado até a morte no dia 23 de janeiro de 2019, em sua propriedade, na localidade de Aracê, em Domingos Martins.O resultado foi apresentado em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (04). 

O crime teve grande repercussão na imprensa. A esposa de Gerson foi quem encontrou o corpo da vítima, na pousada da família. Ao lado do corpo havia um recado escrito com o sangue do empresário: “se você não pode me pagar em dinheiro, me paga com a vida”.

As investigações apontaram que o autor do crime é um homem de 38 anos com quem a vítima tinha negócios mal resolvidos. O suspeito foi preso no dia 29 de abril, em Osasco, São Paulo. “Ele é um homem considerado perigoso, com passagens por roubo, receptação e homicídio”, afirmou o responsável pelo inquérito e titular da DHPP de Venda Nova do Imigrante, delegado Alberto Roque Peres.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, destacou que o crime na época provocou grande comoção social pela forma como foi praticado. "O investigado já responde por outro homicídio praticado tempos atrás, ou seja, ele tem uma personalidade perversa, psicopática. Após o crime, ele fez questão de deixar escrito com sangue, frases sobre o que ele fez".

De acordo com as investigações, a vítima e o suspeito negociaram um carregamento de madeiras de lei, em meados de 2018. O investigado se ofereceu para fazer móveis com o carregamento de madeira que Gerson extraiu de sua propriedade. No entanto, parte da madeira desapareceu, e os móveis que foram fabricados tinham qualidade ruim.


Os desentendimentos se estenderam até janeiro de 2019. A vítima cobrava insistentemente o autor, chegando afirmar que iria procurar a justiça para receber o que achava devido. Por sua vez, o autor também fazia cobranças, pois considerava que tinha tido prejuízo no negócio.

“No dia do crime os dois discutiram novamente e, por fim, o suspeito agrediu covardemente a vítima até a morte. Em seguida, escreveu uma mensagem no chão com o sangue da vítima, demonstrando frieza. Depois ele fugiu e só foi localizado agora”, relatou o delegado.

O delegado explicou ainda que a investigação foi complexa e exigiu a aplicação de recursos técnicos e do serviço de inteligência, pois não havia testemunhas oculares e nenhum elemento de prova inicial. Por fim, outras linhas de apuração acabaram descartadas: "Outras linhas de investigação também foram apuradas e descartadas. Se fosse outro motivo, por que o autor  escreveria aquela frase no local? Então, todos os elementos que encontramos durante o período da investigação levaram para esta conclusão", afirmou. 

 

A equipe da DHPP de Venda Nova do Imigrante fez minucioso monitoramento das informações sobre o suspeito até encontrá-lo, em Osasco, São Paulo. A Polícia Civil de São Paulo deu apoio às diligências e o suspeito foi preso, sem nenhuma resistência. Material foi apreendido e será encaminhado para o setor de perícia e o suspeito será transferido para o sistema prisional capixaba. 

 

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Atendimento à Imprensa:
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard