20/06/2022 17h20

Polícia Civil prende suspeitos de cometerem furtos em Guarapari

A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) e a Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) de Guarapari prendeu, em flagrante delito, na última quarta-feira (15), dois homens de 36 e 38 anos em situação de rua, na Praia do Morro, em Guarapari. Os dois são suspeitos de terem furtado um condensador de ar-condicionado e um extintor de incêndio, ambos furtados de prédios públicos do município.

"Os dois suspeitos de 36 e 38 anos vinham furtando peças metálicas de maior dimensão desde a madrugada da última terça-feira, enquanto descaracterizaram e destruíram os objetos furtados: um condensador de ar-condicionado e um extintor de incêndio, ambos furtados de prédios públicos pertencentes ao município de Guarapari. O condensador foi furtado de um banheiro construído pela prefeitura municipal na orla da Praia do Morro, furtado na última terça-feira (14). Já o extintor era da Secretaria Municipal de Trabalho, furtado na quarta-feira (15)", relatou o titular da Deic de Guarapari, delegado Guilherme Eugênio

As equipes policiais tomaram conhecimento de que um edifício, situado na Orla da Praia do Morro, em Guarapari, havia sido alvo de furto e que os infratores pareciam ser dois homens em situação de rua.

“Realizamos diligências no intuito de localizar e capturar os suspeitos do furto. Dirigimo-nos até o ferro velho Sucatão, em Santa Luzia. Em frente ao estabelecimento, nos deparamos com dois homens que foram surpreendidos no momento em que estavam desmontando um aparelho de ar-condicionado que havia sido subtraído do edifício”, disse Guilherme Eugênio.

Segundo o responsável pela investigação, o condensador de ar-condicionado furtado, na última terça-feira (14), não foi encontrado, já o extintor de incêndio já havia sido desmanchado e vendido como sucata. “Para dificultar a apuração dos atos de furto e receptação de peças metálicas roubadas, estabelecimentos destinados à reciclagem de metais não adquirem produtos em boas condições de uso. Os furtadores desses objetos precisam, portanto, destruir e descaracterizar os objetos metálicos que furtam antes de vendê-los como sucata”, explicou.

Em depoimento, o suspeito de 36 anos alegou ter achado o equipamento em via pública, porém, depois ele mudou essa versão confirmando que de fato cometeu o furto.

Os policiais, ao verificarem o histórico criminal do homem de 36 anos, constataram que o indivíduo tinha em seu desfavor um mandado de prisão preventiva, expedido pela Comarca de Vitória. Ele também já esteve preso outras oito vezes, em diversas cidades. Sete dessas prisões anteriores eram relativas à prática de furtos e roubos. A outra, por tráfico de drogas. Entre os objetos apreendidos em poder dos infratores foram encontrados, o ar-condicionado e um extintor de incêndio com número de patrimônio, que ainda apresentava o selo que o identificava como bem público municipal.

Os dois moradores de rua foram autuados em flagrante por furto qualificado continuado e encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarapari, onde permaneceram à disposição da Justiça.

Texto: Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Matheus Zardini / Olga Samara