A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão de Promoção Social (DPS) e da Divisão Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), realizou, durante o mês de outubro, diversas ações voltadas à promoção da saúde da mulher e à conscientização sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. As atividades, em alusão à campanha Outubro Rosa, incluíram palestras e ações educativas que destacaram a relevância dos exames preventivos e do autocuidado, além de reforçar a necessidade de sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica.
Na última quinta-feira (17), a DPS promoveu uma ação educativa na 4ª Delegacia Regional de Cariacica, como parte do Projeto de Intervenção 4ª Regional e Multivix Cariacica. A ação foi conduzida pelas técnicas da DPS, Amanda Olívio, Kellen Ludovico (assistentes sociais) e Inês Coberllari (psicóloga). O objetivo foi conscientizar os servidores sobre a importância do autocuidado e da realização de exames preventivos, especialmente a mamografia, além de reforçar a prática do autoexame como medida fundamental para a detecção precoce de alterações mamárias.
A atividade contou com a participação dos alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Multivix, Juliana Cruz e Cláudio Silva Santos, que abordaram temas essenciais sobre a prevenção e a saúde da mulher. Durante a apresentação, foram discutidos os principais exames de rotina, com foco na mamografia, e destacadas orientações sobre a prática do autoexame.
Além disso, o estudante de Nutrição Jhonatan Rocha participou com uma palestra sobre a importância da alimentação saudável na prevenção de doenças. Ele ressaltou a necessidade de uma dieta balanceada, da hidratação adequada e desmistificou informações sobre alimentos, apresentando informações com base técnico-científica para um estilo de vida mais saudável.
Essas ações fazem parte do esforço contínuo da DPS para promover a saúde integral dos policiais civis, abrangendo tanto a dimensão física quanto mental. A iniciativa teve como público-alvo policiais de ambos os sexos, com o objetivo de multiplicar o conhecimento sobre o câncer de mama para esposos, pais, colegas de trabalho e demais pessoas da rede de convivência.
Na última quinta-feira (24), a titular da Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, delegada Cláudia Dematté, realizou uma palestra para funcionários de uma empresa, no bairro Praia do Canto, em Vitória, com o tema: "A Importância das Ações de Prevenção e Orientação no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres". O encontro reforçou a necessidade de ações preventivas e orientadoras no combate à violência doméstica, destacando a atuação da PCES no apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Hoje, o Outubro Rosa destaca a importância do autocuidado feminino. Quando consideramos a violência doméstica e familiar que infelizmente assola nossa sociedade, percebemos que essa forma de violência compromete diretamente a saúde e o bem-estar das mulheres, gerando consequências graves e permanentes", afirmou a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Cláudia Dematté.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com