29/11/2018 17h09 - Atualizado em 10/12/2018 17h39

Polícia Civil promove ações do "Novembro Azul" entre os servidores

Em prol da campanha do “Novembro Azul”, a equipe da Divisão de Promoção Social (DPS), visitou algumas delegacias e realizou ações de conscientização e prevenção do câncer de próstata. A Chefatura de Polícia também recebeu a iluminação especial durante todo o mês.

Uma das unidades visitadas foi a 5ª Regional de Guarapari, onde a equipe da DPS esteve na tarde do último dia 22, e reuniu 45 pessoas, entre policiais civis e seus familiares, que receberam laços na cor azul e kits com orientações para a prevenção da doença e outras precauções. “É necessário conscientizar sobre o auto-cuidado e o diagnóstico precoce do câncer de próstata”, explicou a responsável pela DPS, delegada Inês Loss.

Durante a ação também foi disponibilizados os serviços de aferição da pressão, teste de glicemia, orientações e avaliação nutricional, corte de cabelo, barbearia, manicure, maquiagem, spa das mãos e rosto e sorteio de brindes.

A titular da 5ª Regional, delegada Maria da Glória Pessotti também participou do projeto e apoiou a iniciativa de conscientizar os delegados, escrivães, investigadores, agentes e todo o efetivo sobre a prevenção da doença. “Foi uma ótima oportunidade para todos os participantes terem em seu local de trabalho orientações sobre o cuidado especial com a saúde. Essas ações estimulam o profissional, além de se sentirem mais valorizados pela instituição”, contou.

A campanha também foi realizada na Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP) de Vitória, onde ocorreu a apresentação do Coral Domingos Martins da Polícia Civil e a ação educativa com a entrega dos laços e kits informativos.

Novembro Azul

No dia 17 de novembro, é comemorado o Dia Mundial de Enfrentamento ao Câncer de Próstata. Em razão disso, foi criado em 2003, na Austrália, o movimento “Novembro Azul”, cujo objetivo é chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina e de quebrar o preconceito de ir ao médico regularmente.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes