Governo do Estado do Espírito Santo
30/11/2018 18h32

Polícia Civil realiza operação de combate à violência contra mulher em todo o Espírito Santo

A equipe da Divisão Especializada de Atendimento a Mulher (DIV-Deam) com o apoio da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Mulher (DHPM) e todas as Delegacias Especializadas de Atendimento a Mulher (Deam’s) da Grande Vitória realizaram, nessa quinta-feira (29),  a “Operação Liberté”, com o objetivo de combater a violência doméstica, crimes contra dignidade sexual e o feminicídio no nosso estado.  Ao todos, 35 suspeitos foram detidos e dois adolescentes apreendidos.

A ação foi coordenada pela Superintendência de Polícia Especializada (SPE), sob  responsabilidade do delegado José Darcy Santos Arruda e pela Superintendência de Inteligência e Operações Estratégicas (Siae), dirigida pelo delegado João Calmon.  “Obtivemos uma resposta muito satisfatória com essa operação. Em um dos casos, nós chegamos a antecipar um possível crime de homicídio. Para nós isso é o mais importante. Aplicar a lei e preservar uma vida”, ressaltou o responsável pela SPE.  

A chefe da DIV-Deam, delegada Claúdia Dematté contou que a Polícia Civil está participando dos 16 dias de ativismo, contados a partir do dia 25 de novembro- dia internacional da não violência contra a mulher.   “Em razão dessa data especial, nós estamos nessa luta árdua que é constante e acontece durante o ano todo. O sentimento de posse e de propriedade, que leva um homem achar que é dono de uma mulher, não é aceito por nós. A mulher é livre, nenhum ato de covardia será aceito em nosso estado”, destacou.

Durante a operação foram cumpridos 18 mandados de prisão por crimes de violência doméstica contra mulher, cinco mandados de prisão por descumprimento de medida protetiva de urgência, quatro mandados pelo crime de estupro, um por feminicídio e quatro mandados de prisão por outros crimes.  Além disso, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de cinco armas de fogo, 41 munições, um pé de maconha, dois aparelhos celulares, dois carregadores de pistola e dois rádios comunicadores. “Efetuamos a prisão em flagrante de três suspeitos de praticarem crimes relacionados à violência contra mulher. Eles foram detidos em locais onde foram encontradas armas, munições e drogas”, disse.

Cláudia Dematté destacou ainda uma prisão realizada no bairro Santa Marta, em Vitória. “O suspeito já respondia pelos crimes de lesão corporal, ameaça e estava com mandado de prisão em aberto por roubo majorado. Esse agressor é uma pessoa de alta periculosidade, com possível envolvimento com tráfico de drogas e entorpecentes. Ele teria ameaçado matar sua ex-companheira na manhã dessa quinta-feira (29),por não aceitar o fim do relacionamento. Nós cumprimos o dever de salvar mais uma vida”, enfatizou.

Já a equipe da DHPM, sob responsabilidade do delegado Janderson Lube, cumpriu um mandado de prisão sobre um caso de feminicídio em Guarapari. “O suspeito estava alcoolizado e tentou fugir no momento da prisão. Nós não admitimos casos de feminicídio ou homicídio de mulheres em nosso estado, por isso, continuaremos em busca desses suspeitos que tentam de qualquer forma agredir uma mulher”, declarou.

 

Os detidos foram encaminhados para o Centro de Triagem de Viana (CTV). A ação contou com a participação de 150 policiais e 56 viaturas.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Texto: Fernanda Pontes

 

Atendimento à Imprensa

Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111

Patrick Pereira - (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard