27/03/2018 17h37 - Atualizado em 11/04/2018 17h38

Polícia Civil realiza palestra para a Guarda Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

A Polícia Civil, por meio do projeto “Homem que é Homem”, realizou uma palestra com o tema “Relações de Poder”, para os alunos da Guarda Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. O encontro aconteceu no último dia 20, na Academia de Polícia (Acadepol).

Na programação, o diretor da Acadepol, delegado Joel Lyrio, fez a abertura do encontro e, logo após, foi dada a palavra para a psicóloga da Polícia Civil Ana Paula Milani Patrocínio, que ministrou a palestra.

Outras palestras

Na terça-feira (20), o projeto “Homem que Homem” foi apresentado à turma de Policiais Investigadores em formação na Acadepol.

Participaram do evento a psicóloga Marcella Demoner Borges, a assistente social Renata Leal Santana e a investigadora Renata Duarte Marchini.

NIEV

Criado em abril de 2015, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Elaboração de Ações para o Enfrentamento da Violência (NIEV) tem como objetivo desenvolver projetos, pesquisas e ações utilizando uma abordagem interdisciplinar à discussão, prevenção e redução da violência contra a mulher.

Sob a responsabilidade administrativa da Polícia Civil, o NIEV é composto de psicólogos e assistentes sociais da Polícia Civil alocados nas Delegacias, bem como por profissionais de áreas afins da Polícia Civil, que se reúnem, mensalmente, para emitir relatórios das ações desenvolvidas, bem como a execução de projetos e a análise de dados estatísticos fornecidos pelas unidades policiais de atendimento especializado à mulher.

“Homem que é Homem”

Lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil, o projeto “Homem que é Homem” foi desenvolvido para contribuir para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher.

Para isso, homens agressores que foram denunciados nos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher são convocados a participar de um ciclo de palestras com temas voltados para a desconstrução de ideias sexistas e machistas, a fim de estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos.

As reuniões acontecem uma vez por semana e totalizam cinco encontros, incluindo a de apresentação do projeto. Estes homens participam de encontros organizados por uma equipe psicossocial da Polícia Civil. O primeiro acontece por meio de intimação judicial, mas, depois, a permanência e frequência aos outros quatro encontros é voluntária. Em cada um são apresentados conceitos para uma cultura de respeito e não violência.

Os temas abordados contemplam relações de gênero, formas pacíficas de lidar com os conflitos, identificação e reflexão a respeito das violências nas relações, bem como aspectos relativos à relação familiar, propondo pensar o espaço subjetivo ocupado na família como um lugar democrático de convivência.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Atendimento à Imprensa