A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), participou do evento ‘Workshop Drones na Segurança Pública e Privada’ – Reescrevendo Processos, que aconteceu entre os dias 09 e 11 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, localizado na Avenida Paulista, no Estado de São Paulo.
O evento aconteceu dentro da Feira ‘Drone Show 2023’, das 9h às 18h, com objetivo do fomento do emprego de tecnologias nos processos de segurança, principalmente no que tange à eficiência do serviço e segurança dos profissionais.
Participaram do evento representantes das Polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo, Guarda Civil e demais segmentos públicos e privados do País. Representando a Polícia Civil do Espírito Santo, participaram os policiais civis que integram a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), Silvio Teles Mussumeci, Felipe Seidel Albuquerque, Wellington Santos e Maurício de Souza Machado.
Durante o workshop, foram abordados os temas Utilização de Drones no Policiamento Rodoviário, de Fronteiras e de combate ao tráfico de drogas; Ações de Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública com o Emprego de Drones; Investigação Criminal e Perícias na Persecução Penal, Ações Preventivas de Defesa Civil e Ações de Busca e Salvamento às Vítimas das Chuvas do Primeiro Trimestre deste ano; Reescrita dos processos de Gestão Municipal e de Segurança nas Guardas Municipais que Empregam Drones e cases de sucesso da iniciativa privada com o emprego de Drones nos Processos e Segurança, Incluindo Dispositivos Anti Drones.
Segundo o agente de polícia Silvio Teles Mussumeci, participar do evento foi uma experiência excelente. “Conseguimos nos atualizar das novas tecnologias empregadas na utilização de drones que estão agora em vigor no mercado, para rever os operadores que estão à frente de cada Estado em matéria de drone, bem como continuar um trabalho que está sendo desenvolvido, porque anteriormente a gente já fez intercâmbio de experiência com equipes da Core do Rio de Janeiro, e lá existe um setor específico para a utilização de drones”, explicou Mussumeci.
Ele conta ainda que durante a feira, foi apresentada uma atuação da equipe da Core da PCES realizada no interior do Estado, que com a utilização do drone, foi possível observar o caminho percorrido pelo suspeito na tentativa de evasão, tendo êxito em realizar a prisão.
Silvio Teles Mussumeci já esteve em outros eventos desse segmento no ano passado, quando participou do Workshop promovido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Além disso, este ano ele fez curso de habilitação para a aeronave matrice 300.
O agente de polícia Felipe Seidel Albuquerque também participou do curso e falou da importância de conhecer novas tecnologias, novas possibilidades no uso de Drones, além do intercâmbio com outros operadores e agências de segurança pública. “Tudo que foi aprendido no evento terá direcionamento para melhor adequação de equipamentos e procedimentos no uso desta tecnologia às necessidades reais da PCES a serviço da sociedade capixaba”, disse Seidel.
Texto: Adriana Nascimento Amaral Policial Civil - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Marcelo Rosa
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com