28/11/2018 18h07

Policiais civis da Serra apreendem suspeito de homicídios e latrocínio no município

A equipe da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra cumpriu o mandado de busca e apreensão de D.R.X., de 18 anos.  Ele é suspeito de cometer dois homicídios, um latrocínio e uma tentativa de homicídio no município. Os crimes ocorreram entre novembro de 2017 e abril deste ano. A prisão dele ocorreu nessa terça-feira (27), em Jacaraípe, Serra.

Segundo o responsável pela operação, delegado Ramiro Diniz, D.R.X. cometeu os crimes ainda quando era adolescente. “Ele é um dos braços armados de uma organização criminosa de tráfico de drogas, que atua no bairro Barro Branco, no município. A maioria dos crimes foi motivada pela disputa pelo controle do tráfico de entorpecentes na região. Todos os crimes praticados por ele e seus comparsas têm como marca registrada a brutalidade com a qual executam as vítimas, sempre com diversos disparos de arma de fogo na região da cabeça”, informou.

Em abril, D.R.X., juntamente com mais três comparsas, cometeu o latrocínio de Cristhian Mateus Borges Rocha, de 22 anos. “O crime ocorreu na BR-101, próximo ao bairro Barro Branco. No dia, ele e os comparsas teriam assassinado a vítima depois de ela hesitar em entregar as chaves da sua motocicleta. Ele é o último envolvido nesses crimes brutais que estava foragido, todos os demais já haviam sido presos em operações anteriores”, detalha Diniz.

Um mês antes, segundo o delegado, D.R.X. e os três comparsas teriam assassinaram Gabriel Reinaldo dos Santos, de 14 anos, e tentado assassinar outro adolescente de 14 anos, no bairro Nova Carapina I, no município. “Esses crimes tiveram como motivação a guerra do tráfico de drogas”, explicou Diniz.

Já em novembro do ano passado, D.R.X. e mais três comparsas teriam assassinado Wagner Ferreira Porto, também de 14 anos. “Na ocasião, os suspeitos teriam retirado a vítima de uma festa no bairro Parque Residencial Mestre Álvaro, no município. Eles o executaram com vários tiros e depois abandonaram o corpo na Rodovia Audifax Barcelos, na Serra. O homicídio teve como motivação a guerra entre gangues rivais que disputavam o controle do tráfico de drogas na região de Barro Branco”, disse o delegado.

O jovem foi internado no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em razão dos atos infracionais análogos aos crimes de homicídio qualificado e latrocínio.

“Com essa prisão, todos os envolvidos nos homicídios e latrocínio citados estão segregados e à disposição da Justiça para julgamento, haja vista que todos os inquéritos já foram concluídos”, afirmou o delegado.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes