Governo do Estado do Espírito Santo
24/05/2018 18h34 - Atualizado em 22/05/2019 16h05

Policiais civis desfilam em comemoração a Colonização do Solo Espírito-Santense

Mais uma vez, a Polícia Civil esteve presente nas festividades em comemoração a Colonização ao Solo Espírito-Santense. A data – que foi celebrada com o tradicional desfile cívico-militar, na quarta-feira (23) – marcou também os 483 anos do aniversário de Vila Velha.

A solenidade, realizada na Praça Duque de Caxias, contou com a presença do vice-governador Cesar Colnago, com o prefeito de Vila Velha, Max Filho, o secretário de Estado Segurança Pública do Estado, Nylton Rodrigues, o delegado geral da Polícia Civil, Guilherme Daré, e demais autoridades.

Este é o sétimo ano consecutivo que policiais civis participam do desfile.  Na ocasião, policiais civis do Grupo de Operações Táticas (GOT) desfilaram acompanhados por duas viaturas – um furgão e uma caminhonete – além do ônibus da Delegacia Móvel. Além disso, quatro policiais do GOT participaram da corrida de transposição do Fogo Simbólico de Vitória para Vila Velha, o qual marca a mudança simbólica da sede capital do Estado durante esse dia.

Na ocasião, o delegado geral foi homenageado com a medalha Vasco Fernandes Coutinho, entregue pelo vice-governador e concedida pela Polícia Militar a autoridades.

Medalha Vasco Fernandes Coutinho

A medalha Vasco Fernandes Coutinho foi instituída pela PMES, por meio do Decreto Nº 1.568-E de 26 de dezembro de 1977.  A honraria é conferida a policiais militares cujas ações meritórias ou serviços valiosos reverteram-se em prol da corporação ou de qualquer segmento da sociedade capixaba.

Confere-se também a medalha “Vasco Fernandes Coutinho” aos integrantes de outras corporações militares, autoridades civis, eclesiásticas, pessoas jurídicas, órgãos públicos ou autoridades que tenham se destacado na vida pública ou que, por qualquer ato, tenham cooperado ou prestado à Polícia Militar do ES, serviços considerados de excepcional relevância ou, ainda, cujas iniciativas no exercício de suas funções ou atividades profissionais, proporcionaram benefícios à corporação.

A medalha “Vasco Fernandes Coutinho” é conferida na cor “branca” aos militares e na cor “amarela” para os civis. Neste ano foram entregues 33 medalhas, sendo 25 para militares e oito para civis.

 

Aniversário de Vila Velha

A data 23 de maio marca o dia da chegada dos portugueses na Prainha, no ano de 1535, comandados por Vasco Fernandes Coutinho e que resultou na fundação da povoação de Vila Velha. Vasco Fernandes Coutinho foi o primeiro mandatário da Capitania Hereditária do Espírito Santo, responsável por sua colonização e povoação.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Texto: Fernanda Pontes

 

Atendimento à Imprensa

Paula Lima: (27) 3636-1536 / 99846-1111

Leidy Mendonça: (27) 3636-9928 / 99607-2978

comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard